Construtivismo

a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais

Authors

  • Solange Jobim e Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Keywords:

formação do professor, teorias da linguagem, construtivismo

Abstract

Este artigo é um ensaio teórico que analisa a palavra “construtivismo” no contexto da teoria epistemológica de Jean Piaget. Além disto, discute o modo como os educadores do ensino básico compreendem e utilizam este conceito, especialmente a partir da década de 1970. As teorias da linguagem de Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin foram utilizadas como referências para a análise do sentido da palavra “construtivismo” no contexto das práticas discursivas dos professores do ensino básico. O uso meramente instrumental da linguagem e a preocupação exclusiva com métodos e técnicas de ensinoaprendizagem, nos cursos de formação de professores, são abordagens consideradas inadequadas para dar conta da complexidade do ato educativo, merecendo uma avaliação crítica dos profissionais da área.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Solange Jobim e Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Psicologia da PUCRio. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUCRio. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade do Departamento de Psicologia, PUCRio. Pesquisadora do CNPq.

References

Bakhtin, M. (1981).Marxismo e filosofia da linguagem(M. Lahud, organizador e tradutor). São Paulo: Hucitec. (Originais publicados em 1930-­1941).

Bakhtin, M. (2003).Estética da criação verbal (P. Bezerra, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1992).

Benjamin, W. (1985).Walter Benjamin(Obras Escolhidas, Vol.1) (S. P. Rouanet, Trad.). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1992). Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana (M. L. Moita, Trad.). Em Walter Benjamin: sobre arte, técnica e política(pp. 177­-196). Lisboa: Relógio D’Água Editores.

Jobim e Souza, S. (1996). Re­significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. Em S. Kramer & M. I. Leite (Orgs.),Infância:fios e desafios da pesquisa(pp. 39­-55). Campinas: Papirus.

Jobim e Souza, S. (2008).Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin.Campinas: Papirus.

Jobim e Souza, S. & Kramer, S. (1991). O debate Piaget / Vygotsky e as políticas educacionais. Cadernos de Pesquisa, 77, 69­-80.

Lispector, C. (1978).Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Piaget, J. (1983a). Psicogênese dos conhecimentos e seu significado epistemológico. Em M. Piattelli­Palmarini,Teorias da linguagem &teorias da aprendizagem: odebate entre Jean Piaget& Noam Chomsky(pp. 13-­37). São Paulo: Editora Cultrix.

Piaget, J. (1983b). A epistemologia genética. Em Piaget: Vidae obra(pp. 3-­64) (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural.

Published

2008-10-12

How to Cite

Jobim e Souza, S. (2008). Construtivismo: a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais. Memorandum: Memory and History in Psychology, 15, 61–69. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6684

Issue

Section

Articles