Memórias sobre o feminismo na psicologia

para a construção de memórias futuras

Autores

  • Luísa Saavedra Universidade do Minho
  • Conceição Nogueira Universidade do Minho

Palavras-chave:

psicologia da mulher, psicologia feminista, essencialismo, relativismo, reflexividade

Resumo

A psicologia constituiu-se, ao longo dos anos, como um fórum privilegiado para o estudo das diferenças entre homens e mulheres, apoiando-se em explicações que vão desde o domínio da biologia até às relações de poder entre os géneros. Para uma clara compreensão dos estudos de género e das posturas feministas na psicologia torna-se necessário organizar a produção realizada ao longo dos tempos. Com este objectivo em mente apresentam-se três grandes períodos. O primeiro em que a figura feminina se encontra ausente ou é concebida como inferior. Um segundo período em que acede a um lugar de maior destaque, embora os pressupostos tradicionais se mantenham. Finalmente, a actualidade, em que novos horizontes se abrem, questionando as perspectivas tradicionais, afirmando a necessidade de acentuar a vertente social e política com consequências ao nível da investigação e intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa Saavedra, Universidade do Minho

Doutorada em Psicologia da Educação, no domínio dos Estudos de Género e é docente do Departamento de Psicologia, do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Investiga sobre as questões de género desde 1995 e é autora do livro “Aprender a ser Rapariga, aprender a ser rapaz: teorias e práticas da escola”, editado pela Almedina e co-autora com Pedro Rosário e Maria do Céu Taveira de uma investigação, publicada pela Universidade do Minho, Classe social no feminino: percursos e (co)incidências.

Conceição Nogueira, Universidade do Minho

Doutorada em Psicologia Social, no domínio dos Estudos de
Género e é docente do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Lecciona as disciplinas de Intervenção Comunitária e Psicologia e
Diversidade nos cursos de graduação sendo coordenadora do Programa de Doutorado em Psicologia Social Género e Sexualidade. É co-editora com Lígia Amâncio do livro
Gender, Management and Science, co-autora com Isabel Silva do livro “Cidadania.
Construção de novas práticas em contexto educativo” e autora do livro “Um Novo
Olhar Sobre as Relações sociais de género”, editado pela Fundação Calouste
Gulbenkian.

Referências

Adams, S. (1996). Women returners and fractured identities. Em Nickie Charles & Felicia Hughes-Freeland (Eds.). Practising feminism: identity, difference, power(pp. 202-222). London: Routledge.

Amâncio, L. (1992). As assimetrias nas representações do género. Revista Crítica de Ciências Sociais, 34, 9-21.

Amâncio, L. (1994). Masculino e feminino: a construção social da diferença. Porto: Edições Afrontamento.

Amâncio, L. (2001). O género na psicologia: uma história de desencontros e rupturas. Psicologia, XV, 9-26.

Bakan, D. (1966). The duality of human existence. Chicago: Rand McNally.

Baumgardner, J. & Richards, A. (2000). Manifesta: young women, feminism and the future. New York: Farrar, Straus and Giroux.

Bem, S. L. (1974). The measurements of psychological androgyny. Journal of Counseling and Clinical Psychology, 42, 155-162.

Betz, N. E. & Hackett, G. (1983). The relationship of mathematics self-efficacy expectation to the selection of science-based college majors. Journal of Vocational Behavior, 23(3), 329-345.

Bohan, J. (1993). Regarding gender: essentialism, constructionism and feminist psychology. Psychology of Women Quarterly, 17, 5-22.

Broverman, I. K., Vogel, S. R., Broverman, D. M., Clarkson, F. E., Rosenkrantz & P. S. (1972). Sex-roles stereotypes: a current appraisal. Journal of Social Issues, 28(2), 59-78.

Burman, E. (1994). Deconstructing developmental psychology. London: Routledge.

Burman, E. (1998). Deconstructing feminist psychology. Em E. Burman (Ed.), Deconstructing feminist psychology (pp. 1-29). London: Sage.

Burr, V. (1995). An introduction to social constructionism. London: Routledge.

Butler, J. (1990). Gender trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge.

Carlson, E. R. & Carlson, R. (1960). Male and female subjects in personality research. Journal of Abnormal and Social Psychology, 61, 482-483.

Chodorow, N. (1978). The reproduction of mothering: psychoanalysis and the sociology of gender. Berkeley: University of California Press.

Charles, N. (1996). Feminist practices: identity, difference, power. Em N. Charles & F. Hughes-Freeland (Eds.), Practising feminism: identity, difference, power (pp. 1-37). London: Routledge.

Collin, P. H. (1991). Black feminism thought: knowledge, consciousness, and politics of empowerment. London: Routledge.

Cowan, J. K. (1996). Being a feminist in contemporary greece: similarity and difference reconsidered. Em N. Charles & F. Hughes-Freeland (Eds.), Practising feminism: identity, difference, power (pp. 61-87). London: Routledge.

Crawford, M. (1995). Talking difference: on gender and language. London: Sage.

Crawford, M. (1998). The reciprocity of psychology and popular culture. In E. Burman (Ed.), Deconstructing feminist psychology (pp. 61-89). London: Sage.

Crawford, M. & Unger, R. (2000). Women and science: a feminist psychology. Boston: McGraw-Hill.

Davis, C. A. (1996). Nationalism: discourse and practice. E. N. Charles & F. Hughes-Freeland (Eds.), Practising feminism: identity, difference, power (pp. 156-179). London: Routledge.

Eagly, A. H. (1987). Sex differences in social behavior: a social-role interpretation. New York: Erlbaum.

Flax, J. (1990). Thinking fragments: psycho-analysis, feminism and post-modernism in the contemporary west. Berkeley: University of California Press.

Freud, S. (1994). The social construction of gender. Journal of Adult Development, 1, 37-45.

Gergen, K. J. (1982). Toward transformation in social knowledge. London: Sage. Gergen, K. J. (1994). Realities and relationships: sounding in social construction. Cambridge: Harvard University Press.

Gergen, K. J. (2001). Psychological science in a postmodern context. The American Psychologist, 56, 803-813.

Gill, R. (1995). Relativism, reflexivity and politics: interrogating discourse analysis from a feminist perspective. Em S. Wilkinson & C. Kitzinger (Eds.), Feminism and discourse: psychological perspectives (pp.165-186). London: Sage.

Gilligan, C. (1982). In a different voice: psychological theory and women’s development. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Hackett, G. (1985). Role of mathematics self-efficacy in the choice of math-related majors of college women and men: a path analysis. Journal of Counseling Psychology, 32(1), 47-56.

Hall, G. S. (1904). Adolescence: its psychology and its relations to physiology, anthropology, sociology, sex, crime, religion, and education (Vols. 1-2). Norwalk, CT: Appleton-Century-Crofts.

Hare-Mustin, R. T. & Marecek, J. (1990a). Beyond difference. Em R. T. Hare-Mustin & J. Marecek (Eds), Making a difference: psychology and the construction of gender (pp. 184-201). London: Yale University Press.

Hare-Mustin, R. T. & Marecek, J. (1990b). Gender and the meaning of difference. Em R. T. Hare-Mustin & J. Marecek (Eds), Making a difference: psychology and the construction of gender (pp. 22-64). London: Yale University Press.

Hare-Mustin, R. T. & Marecek, J. (1990c). On making a difference. In R. T. Hare- Mustin & J. Marecek (Eds), Making a difference: psychology and the construction of gender (pp. 1-21). London: Yale University Press.

Hare-Mustin, R. & Marecek, J. (1994). Asking the right questions: feminist psychology and sex differences. Feminism & Psychology, 4(4), 531-537.

Hepburn, A. (2000). On the alleged incompatibility between relativism and feminist psychology. Feminism & Psychology, 10(1), 91-106.

Hollingworth, L. S. (1914a). Functional periodicity: an experimental study of the mental and motor abilities of women during menstruation. Contributions to Education, No. 69 Teachers College, Columbia University.

Hollingworth, L. S. (1914b). Variability as related to sex differences in achievement: a critique. American Journal of Sociology, 19, 510-530.

Horner, M. S. (1972). Toward an understanding of achievement-related conflicts in women. Journal of Social Issues, 28, 157-176.

Kahn, A. S. & Yoder, J. D. (1989). The psychology of women and conservatism: rediscovering social change. Psychology of Women Quarterly, 13, 417-432.

Keller, E. F. (1996). Feminism and science. Em E. F. Keller & H. E. Longino (Eds.), Feminism and science (pp. 28-40). Oxford: Oxford University Press.

Kvale, S. (1992). Psychology and postmodernism. London: Sage.

Llombart, M. P. (1998). Feminist psychology or the history of a non-feminist practice. In E. Burman (Ed.), Deconstructing feminist psychology (pp. 30-46). London: Sage.

Maccoby, E. E. & Jacklin, C. N. (1974). The psychology of sex differences. Stanford, CA: Stanford University Press.

Marecek, J. (1995). Gender, politics, and psychology’s ways of knowing. American Psychologist, 50(3), 162-163.

Mednick, M. T. (1989). On the politics of psychological constructs: stop the bandwagon, I want to get off. American Psychologist, 44, 1118-1123.

Morawski, J. G. (1987). The troubled quest for masculinity, femininity and androgyny. In P. Shaver & C. Hendrick (Eds.), Review of personality and social psychology: sex and gender (pp. 44-69). New York: Sage Publications.

Nogueira, C. (1999). Psicologia e construção social do género. In Coeducação: do principio ao desenvolvimento de uma prática. Actas do Seminário Internacional. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos da Mulher.

Nogueira, C. (2000). Feminismo e psicologia social: contribuições para uma perspectiva crítica. In T. M. Toldy & J. C. Cardoso (Eds.), A igualdade entre mulheres e homens na Europa às portas do século XXI. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.

Nogueira, C. (2001). Um novo olhar sobre as relações sociais de género. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Nogueira, C., Neves, S. & Barbosa, C. (2006). Fundamentos construcionistas sociais e críticos para o Estudo do Género. Psicologia. Teoria Investigação e prática, 2, 195-209.

Parker, I. (1992). Discourse dynamics: critical analysis for social and individual psychology. London: Routledge.

Parker, I. (1997). Discursive psychology. Em D. Fox & I. Prilleltensky (Eds.), Critical psychology: an introduction (pp. 284-298).London: Sage.

Parker, I. (1999). Varieties of discourse and analysis. Em I. Parker and the Bolton Discourse Network (Eds.), Critical textwork: an introduction to varieties of discourse and analysis (pp.1-13). Buckingham: Open University Press.

Parsons, T. & Bales, R. F. (1955). Family, socialization and interaction process. New York: Free Press. Prilleltensky, I. (1997). Values in psychological discourse and action. American Psychologist, 47, 517-535.

Richardson, F. C. & Fowers, B. J. (1997). Critical theory, postmodernism, and hermeneutics: insights for critical psychology. In D. Fox & I. Prilleltensky (Eds.), Critical psychology: an introduction (pp. 265-283).London: Sage.

Riger, S. (1992). Epistemological debates, feminist voices. American Psychologist, 47, 730-740.

Rose, N. (1986). Powers of freedom: reframing political thought. Cambridge: Cambridge University Press.

Roseneau, P. M. (1992). Post-modernism and the social sciences: insights, inroads and intrusions. New Jersey: Princeton University Press.

Saavedra; L. (2005). Aprender a ser rapariga, aprender a ser rapaz: teorias e práticas da escola. Coimbra: Almedina.

Santomé, J. T. (1995). O curriculum oculto. Porto: Porto Editora. Skeggs, B. (1997). Formations of class & gender. London: Sage Publications.

Spence, J. T., Deaux, K. & Helmreich, R. L. (1985). Sex roles in contemporary american society. Em G. Lindzey & E. Aranson (Eds.). Handbook of social psychology: Vol. 2: Research Methods (3.ed., pp.149-178). New York: Random House.

Tavares, M. (2000). Movimento de mulheres em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte.

Unger, R. K. (1979). Toward a redefinition of sex and gender. American Psychologist,34, 1085-1094.

Unger, R. K. (1990). Imperfect reflections of reality: psychology constructs gender. Em R. T. Hare-Mustin & J. Marecek (Eds.), Making a difference: psychology and the construction of gender (pp. 102-149). London: Yale University Press.

Unger, R. (1998). Resisting gender: twenty-five years of feminist psychology. London: Sage.

Vieira, C. M. (2003). Educação e desenvolvimento de género. Os trilhos percorridos na família. Dissertação de doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Psicologia da Educação. Faculdade de Psicologia Ciências da Educação, Coimbra.

Wilkinson, S. (1996). Feminist social psychologies: a decade of development. Em S. Wilkinson (Ed.), Feminist social psychologies: international perspectives (pp. 1-18). Bristol, PA: Open University Press.

Wilkinson, S. & Kitzinger, C. (1995). Introduction. In S. Wilkinson e C. Kitzinger (Eds.), Feminism and discourse: psychological perspectives (pp. 1-9). London: Sage.

Wilkinson S. (1997). Feminist psychology. Em D. Fox & I. Prilleltensky (Ed.s), Critical psychology: an introduction (pp. 247-264). London: Sage.

Woolley, H.T. (1903). The mental traits of sex: an experimental investigation of the normal mind in men and women. Chicago: The University of Chicago Press.

Woolley, H.T.(1910). A review of the recent literature on the psychology of sex.Psychological Bulletin, 7, 335-342.

Worell, J. (2000). Feminism in psychology: revolution or evolution? Annals of the American Academy of Political and Social Sciences, 571(1), 183-196.

Young, I. M. (2003). O género como serialidade: pensar as mulheres como um colectivo social. Ex-Aequo, 8, 113-139.

Downloads

Publicado

2006-10-01

Como Citar

Saavedra, L., & Nogueira, C. (2006). Memórias sobre o feminismo na psicologia: para a construção de memórias futuras. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 11, 113–127. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6727

Edição

Seção

Artigos