O ensino de história nos cursos de psicologia no estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.49522Palavras-chave:
história da psicologia, história da psicologia no Brasil, ensino da psicologiaResumo
Este estudo emprega uma pesquisa exploratória-descritiva em documentos relacionados ao funcionamento de cursos de graduação em psicologia no estado do Rio de Janeiro. Seu foco é analisar a abordagem do ensino da história, com ênfase na história da psicologia, em nove cursos, examinando 189 componentes curriculares, principalmente suas ementas. Os resultados destacam uma presença marcante da história e da história da psicologia, tanto em componentes específicos quanto integradas em diversas estratégias pedagógicas nas áreas da psicologia. Conclui-se que, em geral, a história desempenha uma função introdutória na psicologia, mas seu emprego abrange outras funções, evidenciando a diversidade e relevância dessa abordagem no ensino de psicologia no contexto estudado.
Referências
Ash, M. (1983). The Self-Presentation of a Discipline: History of Psychology In The United States Between Pedagogy and Scholarship. In L. Graham, W. Lepenies, & P. Weingart (Orgs.), Functions and uses of disciplinary histories (Vol. 7, p. 143–189). Reidel. https://doi.org/10.10071978-94-009-7035-9
Borch-Jacobsen, M., & Shamdasani, S. (2014). Os arquivos Freud: Uma investigação acerca da história da psicanálise. Editora Unesp.
Boring, E. G. (1929). A history of experimental psychology. Appleton-Century. https://archive.org/details/dli.scoerat.5934ahistoryofexperimentalpsychologyed2nd
Boring, E. G. (1950). A history of experimental psychology, 2nd ed (pp. xxi, 777). Appleton-Century-Crofts. https://archive.org/details/in.ernet.dli.2015.87639
Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de outubro de 2023 (2023, 11 de outubro). Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Diário Oficial da União. Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=252621-rces001-23&category_slug=outubro-2023-pdf&Itemid=30192
Brock, A. (2022). História da História da Psicologia. In A. E. M. Ribeiro, M. V. do A. G. Santos, Y. P. A. Vieira, G. M. Guimarães, A. A. L. Ferreira, & L. E. P. da Fonseca (Orgs.), Boletim do Portal História da Psicologia (p. 79–143). Editora do Portal História da Psicologia. https://doi.org/10.5281/zenodo.7492882
Campos, R. H. de F. (2008). Em busca de um modelo teórico para o estudo da história da psicologia no contexto sociocultural. In R. H. de F. Campos (Org.), História da psicologia: Pesquisa, formação, ensino (pp. 94–113). Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. https://doi.org/10.7476/9788599662830
Ceccarelli, G., Cimino, G., & Foschi, R. (2010). Ten years of Italian historiography of psychology: A field in progress. History of Psychology, 13(3), 215–249. https://doi.org/10.1037/A0020093
Cunha, R. N. da. (2004). História da perspectiva behaviorista radical no Brasil. In M. Massimi & A. F. Holanda (Orgs.), História da psicologia no Brasil do século XX (pp. 199–218). EPU.
Flores, F. M. H., Rodrigues, B. S., Sales, A. C., Edges, F. H. N., Miranda, R. L., & Branco, P. C. C. (2020). Reflexões sobre a disciplina de história da psicologia no estado do Mato Grosso do Sul. Psicologia da Educação, 51, 22–30. https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p22-30
Fonseca, L. E. P. (2018). Os (des)caminhos da psicologia no século XX: um estudo sobre a história do Instituto de Psicologia da UFRJ [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. http://www.hcte.ufrj.br/docs/teses/2020/luiz_eduardo_prado_da_fonseca.pdf
Gatti Júnior, D. (2008). A história do ensino de história da educação no Brasil: Aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa (1930-2000). Revista História da Educação, 12(26), 219–246. https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29219/pdf
Gomes, W. B. (2008). História da Psicologia para curso de graduação. In R. H. de F. Campos (Org.), História da psicologia: Pesquisa, formação, ensino (pp. 115–124). Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. https://doi.org/10.7476/9788599662830
Guedes, M. do C. (2008). História da Psicologia: Recurso para formação de pesquisadores e de psicólogos. In R. H. de F. Campos (Org.), História da Psicologia: Pesquisa, formação, ensino (pp. 125–133). Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. https://doi.org/10.7476/9788599662830
Krampen, G. (2016). Scientometric trend analyses of publications on the history of psychology: Is psychology becoming an unhistorical science?. Scientometrics, 106(3), 1217–1238. https://doi.org/10.1007/s11192-016-1834-4
Lhullier, C. (2009). Ensino de história da psicologia e desenhos animados: Possibilidades de novas articulações. Temas em Psicologia, 17(1), 275–284.
Martins, R. de A. (2006). Introdução. A história das ciências e seus usos na educação. Em Estudos de história e filosofia das ciências: Subsídios para aplicação no ensino (pp. xxi–xxxiv). Livraria da Física. http://ghtc.ifi.unicamp.br/pdf/ram-116.pdf
Massimi, M. (2018). Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. SBHP Newsletter, 5(1), 2–3. http://sbhpsi.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Newsletter-SBHP-Abril-2018.pdf
Matos, R. L. (2011). Modos de ensinar e conhecer História da Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia, 23(3), 625–640. https://doi.org/10.1590/S1984-02922011000300012
Mota, A. M. D. G. F., Cara, B. dos S., & Miranda, R. L. (2018). História da psicologia, por quê? Estudos e Pesquisas em Psicologia, 18(4), Artigo 4. https://doi.org/10.12957/epp.2018.42222
Pickren, W. E. (2011). Internationalizing the history of psychology course in the USA. 11–28. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-0073-8_2
Richards, G. (2005). The pattern of history of psychology teaching on british undergraduate psychology courses. Psychology Teaching Review, 11(1), 12–24. http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ876458.pdf
Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2019). História da psicologia moderna. Cengage Learning.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Memorandum: Memória e História em Psicologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Comons - Atribuição 4.0 Internacional.