Temas Raciais nos Anais da Sociedade Brasileira de Psicologia

Pesquisa Documental (1971-2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.52138

Palabras clave:

negritude, pesquisa científica, formação de psicólogo, comunicação científica, psicologia social

Resumen

Debates sobre o racismo e suas repercussões têm crescido nos últimos anos e têm dado maior visibilidade às questões sociais, históricas e político-econômicas que o perpassam. No meio acadêmico e profissional de psicólogos(as) questões dessa natureza constituem o cotidiano de estudantes, formadores(as) e profissionais, mas ainda carecem de discussões. O estudo objetivou investigar produções científicas com temáticas raciais, publicadas nos anais das Reuniões Anuais (RA) da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Trata-se de uma pesquisa documental de natureza quantitativa. A amostra é composta por resumos publicados de 1971, início das RA, até 2022. Os dados foram coletados no site da SBP, por meio de terminologias como negritude, negro, racismo, relações raciais, etnia, afrodescendente, exclusão-inclusão e desigualdade social. Apesar de os resumos apresentarem falhas discursivas, ao longo do período investigado, as produções foram crescentes. Reflexos de mudanças socioculturais e da evolução da ciência brasileira são problematizados.

Biografía del autor/a

  • Anna Beatriz Barbosa de Souza Peralta , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Psicóloga formada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), membra do Grupo de Pesquisa Clínica Psicanalítica: brincar aprender pensar. Possui experiência na área de Psicologia Hospitalar e atualmente realiza atendimentos psicoterapêuticos com abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental.

  • Sara Santos Dias Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Psicóloga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestranda em Psicologia na linha de pesquisa: Psicologia e Saúde, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membra do Grupo de Pesquisa Clínica Psicanalítica: brincar, aprender, pensar. Representante discente do Comitê de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia-PPGP-UFTM. Co-Coordenadora da Liga Acadêmica de Relações Étnico-Raciais Sankofa - UFTM. Tem como áreas de interesse, pesquisa e atuação: clínica psicanalítica, grupos de inspiração psicanalítica, psicologia e relações étnico-raciais. 

  • Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Psicólogo pela Universidade de Franca (1998), Mestre em Psicologia Clínica (2000) e Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência (2005), pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor Associado 3, do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar, parceria com Universidade Federal do Tocantins (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Lattes-CNPq). Revisor de periódicos de nível nacional e internacional. 

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Publicado

2025-11-04

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Temas Raciais nos Anais da Sociedade Brasileira de Psicologia: Pesquisa Documental (1971-2022). (2025). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 42, e52138. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.52138