Ensino de História e Epistemologia da Psicologia em uma abordagem ontológica
Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53358Palavras-chave:
história da psicologia, ontologia marxista, ensino de psicologiaResumo
O ensino de História e Epistemologia em Psicologia é um alicerce fundamental para uma formação crítica, permitindo lançar reflexões sobre a multiplicidade das teorias, metodologias e fazeres profissionais. O presente relato discorre sobre uma experiência de ensino em disciplinas de História e Epistemologia do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Partindo de uma orientação ontológica marxista, a proposta objetiva socializar uma forma de interpretar e lecionar em História, compreendendo as bases materiais e sociais que permitem a produção do conhecimento. O artigo inicia-se com problematizações teóricas acerca da questão do ensino de História em Psicologia, seus atravessamentos enquanto campo científico e as relações entre epistemologia, ontologia e educação. Na sequência, é feita contextualização das disciplinas, passando pelos conteúdos programáticos, principais autores, ideias e recursos pedagógicos utilizados. Por fim, são abordados os desafios e potencialidades para aperfeiçoar a proposta e a formação nos cursos graduados.
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