Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?

Autores

  • Andréa Vasconcelos Carvalho *Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Dra. do Departamento de Biblioteconomia.
  • Diego Maradona Souza da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduando em Biblioteconomia.
  • Marta Raquel Santos de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduanda em Biblioteconomia.

Resumo

Aborda os impactos da Web 2.0 e da cibercultura no ambiente coorporativo, considerando as novas possibilidades que as ferramentas da Web 2.0 oferecem para intercambiar informações, favorecendo a democracia na rede ao estimular o contínuo diálogo entre os web atores e dinamizar sua interação informações e organizações. Neste sentido, objetiva discutir os impactos da exposição e utilização da Web 2.0 no ambiente profissional. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas, em documentos impressos e eletrônicos, sobre o tema. Destaca os usos que as empresas brasileiras fazem das redes sociais, incluindo o monitoramento de seus funcionários para evitar abusos, perda de produtividade e a contaminação dos computadores por vírus. Explica que, diante das possibilidades de uso das redes sociais no meio corporativo, comunidades virtuais profissionais como Linkedln Plaxo e Naymz vêm crescendo continuamente. Considera que o uso das redes sociais no trabalho pode ser saudável, desde que as organizações estabeleçam um tempo para que os funcionários naveguem nestes ambientes. Assim, conclui que organizações e empregados necessitam encontrar um ponto de equilíbrio e de consenso no uso das redes sociais no ambiente corporativo, visto que o gerenciamento dos canais de mídia social representa um caminho que fortalece as relações interpessoais do individuo e da empresa com o público interno e externo. Palavras–chave: Web 2.0. Redes Sociais. Ambiente profissional. Produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-30

Como Citar

CARVALHO, A. V.; SILVA, D. M. S. da; OLIVEIRA, M. R. S. de. Redes sociais no ambiente de trabalho: fator de produtividade ou de distração?. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17386. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...