Microblogs em bibliotecas e unidades de informação: uma análise de critérios de qualidade

Autores

  • Andréa Vasconcelos Carvalho *Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Dra. do Departamento de Biblioteconomia.
  • Rafael Silva da Câmara Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduando em Biblioteconomia.

Resumo

Aborda a percepção da crescente quantidade de serviços de informação e comunicação em disponibilidade na web para a sociedade contemporânea, formada em especial por usuários da web 2.0. Destaca que a nova geração da internet em meio a web 2.0 transforma comportamentos e idéias com relação ao acesso e uso da informação, baseada em ferramentas colaborativas para os usuários. Relata o uso do microblog como uma ferramenta web 2.0 utilizada para o intercambio de informações instantâneas entre os usuários dentro de suas áreas de interesse. Conceitua e caracteriza o microblog. Analisa os recursos disponíveis no microblog twitter. Utiliza como metodologia uma avaliação de perfis de bibliotecas no twitter. Objetiva identificar perfis de bibliotecas no twitter, que utilizam este microblog como uma ferramenta de comunicação e prestação de serviços para os estudantes e profissionais de suas respectivas instituições de ensino. Utiliza uma metodologia de avaliação que tem como base os critérios de avaliação de fontes de informação na internet propostas por Tomaél, Alcará e Silva (2008). Constata que o microblog é uma ferramenta que auxilia as unidades de informação na disseminação da informação e em novas práticas para a prestação de serviços, como também aproxima às unidades de informação aos usuários e melhora seu relacionamento. Palavras – chave: Microblogs. Web 2.0. Serviços de informação e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-30

Como Citar

CARVALHO, A. V.; CÂMARA, R. S. da. Microblogs em bibliotecas e unidades de informação: uma análise de critérios de qualidade. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17385. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)