Comportamento informacional na Web 2.0: caracterização dos estudantes de Biblioteconomia da UFRN

Autores

  • Andréa Vasconcelos Carvalho *Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Dra. do Departamento de Biblioteconomia.
  • Edinete do Nascimento Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Rafael Silva da Câmara Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduando em Biblioteconomia.
  • Rayssa Lara Oliveira de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduanda em Biblioteconomia.

Resumo

Analisa o comportamento informacional dos estudantes do curso de graduação em Biblioteconomia da UFRN em relação aos recursos da Web 2.0 por serem usuários reais ou potenciais e pela especificidade de estarem se formando para atuar como profissionais da informação, o que implica na necessidade de lidar com esses fenômenos com uma perspectiva profissional. Objetiva conhecer a familiaridade dos alunos de graduação em Biblioteconomia com a Web 2.0; identificar os recursos de informação da Web 2.0 mais utilizados; os usos que os estudantes de Biblioteconomia fazem dos recursos e as expectativas dos estudantes em relação ao seu uso como ferramenta de trabalho. Esta análise é relevante porque esta nova fase da Web representa um conjunto de novas possibilidades e de novos comportamentos e valores relacionados ao acesso, uso, compartilhamento e produção de informação. Como procedimento metodológico de coleta de dados foi aplicado um questionário a noventa e nove alunos dos quatro períodos vigentes no semestre letivo. Com os resultados obtidos, espera-se que a pesquisa contribua para compreender como parte dos estudantes de graduação da UFRN se comportam em relação à Web 2.0, o que oferece subsídios importantes para ações educativas baseadas nestes recursos, bem como na interação professor aluno, aluno-aluno, favorecendo o processo ensino aprendizagem. Palavras-chave: Web 2.0. Comportamento informacional. Estudantes de Biblioteconomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

CARVALHO, A. V.; PEREIRA, E. do N.; CÂMARA, R. S. da; ANDRADE, R. L. O. de. Comportamento informacional na Web 2.0: caracterização dos estudantes de Biblioteconomia da UFRN. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17483. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 4 - Gestão e organização da informação e do conhecimento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)