A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
Resumo
O presente artigo trata da apresentação da influência do brinquedo e do brincar para o desenvolvimento da vida da criança, e da utilização desse conjunto para a formação do leitor. O brincar e a brincadeira como atividades muito características das crianças possibilitam a socialização com o ambiente e estabelecem a convivência com várias situações do dia a dia, ao mesmo tempo em que trazem a oportunidade de mostrar para os que a rodeiam seus desejos, insatisfações e sucessos. Expõe também uma breve comparação entre os brinquedos antigos e atuais, a relação do brinquedo com a cultura, como também do brinquedo com a educação. Faz a distinção entre o brinquedo, o brincar e a brincadeira, e de como a criança se apropria da brincadeira para expressar suas emoções em seu cotidiano. O leitor, através do brincar e da brincadeira, começa a se formar mesmo antes de entender ou conhecer as letras, as sílabas e de formar palavras. São os estímulos oriundos do ambiente onde está inserido que colaboram para um melhor aprendizado da leitura. Apresenta assim o brinquedo como uma forte ferramenta para a formação de sujeitos leitores, com consciência crítica e de cidadania. Palavras-chave: Brinquedo. Brincar. Formação do leitor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.