A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor

Autores

  • Fátima Maria Alencar Araripe
  • Francisca Virgínia Arruda Pantaleão
  • Patrícia Reinaldo Cavalcante

Resumo

O presente artigo trata da apresentação da influência do brinquedo e do brincar para o desenvolvimento da vida da criança, e da utilização desse conjunto para a formação do leitor. O brincar e a brincadeira como atividades muito características das crianças possibilitam a socialização com o ambiente e estabelecem a convivência com várias situações do dia a dia, ao mesmo tempo em que trazem a oportunidade de mostrar para os que a rodeiam seus desejos, insatisfações e sucessos. Expõe também uma breve comparação entre os brinquedos antigos e atuais, a relação do brinquedo com a cultura, como também do brinquedo com a educação. Faz a distinção entre o brinquedo, o brincar e a brincadeira, e de como a criança se apropria da brincadeira para expressar suas emoções em seu cotidiano. O leitor, através do brincar e da brincadeira, começa a se formar mesmo antes de entender ou conhecer as letras, as sílabas e de formar palavras. São os estímulos oriundos do ambiente onde está inserido que colaboram para um melhor aprendizado da leitura. Apresenta assim o brinquedo como uma forte ferramenta para a formação de sujeitos leitores, com consciência crítica e de cidadania. Palavras-chave: Brinquedo. Brincar. Formação do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-03

Como Citar

ARARIPE, F. M. A.; PANTALEÃO, F. V. A.; CAVALCANTE, P. R. A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17406. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)