O uso da informação no setor turístico

Autores

  • Antonia Aurineide Barbosa Alves Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará. Professora Assistente do Departamento de Ciências da Informação -UFC Doutorado em Ciência da Informação-UNESP (em andamento) .
  • João Gomes de Souza Neto Universidade Federal do Ceará. Graduando em Biblioteconomia.
  • Maria Liana Pereira dos Santos Santiago Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Maryanne Kelly da Silva Lima Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Informação turística. Serviço de Informação. Pontos de Informação.

Resumo

A informação é algo que está atrelado a tudo, e a mesma, deve adequar-se ao seu uso, independente do setor, área ou campo no qual esteja inserida, satisfazendo a demanda de seus usuários. O presente estudo tem como objetivo analisar a informação voltada para os turistas da cidade de Fortaleza, como também propor um serviço de informação que possa atender as necessidades informacionais dessa categoria de usuários. A partir da observação de que informação e turismo são dois campos interligados percebemos o quanto o turismo de Fortaleza é deficiente em serviços que dêem suporte a difusão das informações que os turistas buscam ao visitarem a cidade. Desse modo, o planejamento dos Pontos de Informação (PI’s) surgiu como um meio de solucionar esse déficit, funcionando como bases para que os turistas tenham acesso às informações que necessitam para conhecer os pontos turísticos da cidade, contribuindo para o aumento de visitantes. A implantação desse serviço de informação aperfeiçoará o fluxo informacional de modo a atender prontamente as necessidades informacionais dos turistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

ALVES, A. A. B.; FARIAS, G. B. de; SOUZA NETO, J. G. de; SANTIAGO, M. L. P. dos S.; LIMA, M. K. da S. O uso da informação no setor turístico. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17425. Acesso em: 25 abr. 2024.