Iniciativas de Competência em Informação em prol de um futuro sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2025.59358

Palavras-chave:

Competência em Informação, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade.

Resumo

A competência em informação é uma temática transdisciplinar, consolidada na Ciência da Informação, cujos preceitos ultrapassam os limites de uma única área do conhecimento, uma vez que se aplica em diferentes contextos acadêmicos, profissionais e sociais. Tem sido incluída nas discussões em torno do desenvolvimento sustentável, como um recurso que pode contribuir para a tomada de decisões críticas, assertivas e conscientes, em prol de uma sociedade sustentável. O objetivo da pesquisa foi mapear iniciativas de competência em informação relacionadas com os preceitos do Desenvolvimento Sustentável e da Sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com percurso metodológico voltado à pesquisa bibliográfica para sistematizar as temáticas e mapear as referidas iniciativas. O mapeamento identificou oito ações com iniciativas de competência em informação relacionadas aos preceitos do Desenvolvimento Sustentável e da Sustentabilidade com foco na leitura e pesquisa, contação de histórias, orientação e capacitação profissional dentre outras, contribuindo com a formação dos sujeitos criativos, críticos, autônomos, emancipados e empoderados no que se refere ao desenvolvimento de habilidades para lidar com a  informação e os processos informacionais em diferentes contextos: social, profissional e educacional. A pesquisa evidenciou a inter-relação entre o desenvolvimento da competência em informação alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e demonstrou que ações práticas são essenciais para o desenvolvimento da Competência em Informação na sociedade e contribuem com a aprendizagem ao longo da vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciane Pantoja do Nascimento, Universidade Federal do Pará

    Graduanda em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação (GpArqCoInfo). Bolsista de Iniciação Científica do projeto Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável vinculado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-AM). Bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPA)

  • Luana Shirley Dias Maciel, Universidade Federal do Pará

    Graduanda em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação (GpArqCoInfo). Bolsista de Iniciação Científica do projeto Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável vinculado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-AM). Bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFPA).

  • Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação" (GpArqCoInfo). Atua principalmente nos temas: Competência em informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, Competência crítica em informação, Práticas Informacionais, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

  • Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

    Professora na Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2003), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2007) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2014).
    Desenvolve pesquisas na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Competência, Gestão, Recursos, Serviços de informação, Ensino de Biblioteconomia e Informação Científica e Tecnológica.

Referências

AGUIAR, Márcia; CARDOSO, Gabriel. O papel da biblioteca especializada no contexto social: caso da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz. In: XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. 2024, Recife, PE. Anais [...]. Recife: PE, p. 1-19. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/article/view/3283. Acesso em: 02 mar. 2025.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O estado da arte da competência em informação no Brasil e o protagonismo científico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação,

São Paulo, v. 17, n. 2. esp. V Seminário de Competência em Informação, São Paulo, p.01-12, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1632. Acesso em: 10 mar. 2025.

BERBEL, Camila Cruz Fróes; ANDRELO, Roseane. Competência em informação para a sustentabilidade: análise em uma organização de call center de serviços financeiros. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-29, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1389. Acesso em: 05 mar. 2025.

DISARZ, Gabrielle Amadigi; SPUDEIT, Daniela; GERALDO, Genilson. O desenvolvimento sustentável e a biblioteca escolar: por uma educação emancipatória. In: XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. 2024, Recife, PE. Anais [...]. Recife: PE, p. 1-27. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/article/view/3319. |Acesso em: Acesso em: 05 mar. 2025.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 187, 2001.

FURTADO, Renata Lira. A Competência em Informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórica aplicada. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/83873ea3-ede5-4d1f-b22a-be1d6f8eafab. Acesso em: 04 mar. 2025.

GASPARINI, Zoraide Aparecida; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Ações para o desenvolvimento da competência em informação e da agenda 2030 no âmbito do sistema de bibliotecas públicas de londrina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2023. Aracaju-SE. Anais eletrônicos, 2023. Disponível em: https://www.ancib.org.br/enancib/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/viewFile/1294/1363. Acesso em: Acesso em: 05 mar. 2025.

GUTERRES, Jaires Oliveira; RODRIGUES, Katia de Oliveira; FERREIRA, Valdinéia Barreto. Ações educativas de Competência em Informação em Comunidade Quilombola. In: XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 2024, Recife, PE. Anais [...]. Recife: PE, p. 1-19. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/article/view/3511. Acesso em: 02 mar. 2025.

MACIEL, Luana Shirley Dias; NASCIMENTO, Luciane Pantoja do; FURTADO, Renata Lira. Competência em Informação, Arquivologia e Sustentabilidade: Possíveis Interseções. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, São Paulo, v. 10, n. esp. 1, 2024, e1003209. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/209. Acesso em: 02 mar. 2025.

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n. 74, p. 51-64, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ea/a/yJnRYLWXSwyxqggqDWy8gct/? lang=pt&format=pdf . Acesso em: 02 mar. 2025.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 02 mar. 2025.

ROSSI, Tatiana; NUNES, Ana Camila Nobre Xavier; PINTO, Marli de Souza. Serviços prestados por bibliotecas universitárias para os estrangeiros em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. In: XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2023. Aracaju, SE. Anais eletrônicos. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/view/1488. Acesso em: 05 mar. 2025.

SILVA, Danielli Santos da. A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. 2, esp. V Seminário de Competência em Informação, p. 01-20, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1634. Acesso em: 05 mar. 2025.

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

SANTOS, Roselayne et al. Biblioteca comunitária: um novo horizonte literário. In: XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. 2024, Recife, PE. Anais [...]. Recife: PE, p. 1-21. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/article/view/3468. Acesso em: 05 mar. 2025.

ods

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Iniciativas de Competência em Informação em prol de um futuro sustentável. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, p. e059358, 2025. DOI: 10.35699/2237-6658.2025.59358. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/59358. Acesso em: 24 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)