Iniciativas de Competência em Informação em prol de um futuro sustentável
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2025.59358Palavras-chave:
Competência em Informação, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade.Resumo
A competência em informação é uma temática transdisciplinar, consolidada na Ciência da Informação, cujos preceitos ultrapassam os limites de uma única área do conhecimento, uma vez que se aplica em diferentes contextos acadêmicos, profissionais e sociais. Tem sido incluída nas discussões em torno do desenvolvimento sustentável, como um recurso que pode contribuir para a tomada de decisões críticas, assertivas e conscientes, em prol de uma sociedade sustentável. O objetivo da pesquisa foi mapear iniciativas de competência em informação relacionadas com os preceitos do Desenvolvimento Sustentável e da Sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com percurso metodológico voltado à pesquisa bibliográfica para sistematizar as temáticas e mapear as referidas iniciativas. O mapeamento identificou oito ações com iniciativas de competência em informação relacionadas aos preceitos do Desenvolvimento Sustentável e da Sustentabilidade com foco na leitura e pesquisa, contação de histórias, orientação e capacitação profissional dentre outras, contribuindo com a formação dos sujeitos criativos, críticos, autônomos, emancipados e empoderados no que se refere ao desenvolvimento de habilidades para lidar com a informação e os processos informacionais em diferentes contextos: social, profissional e educacional. A pesquisa evidenciou a inter-relação entre o desenvolvimento da competência em informação alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e demonstrou que ações práticas são essenciais para o desenvolvimento da Competência em Informação na sociedade e contribuem com a aprendizagem ao longo da vida.
Downloads
Referências
AGUIAR, Márcia; CARDOSO, Gabriel. O papel da biblioteca especializada no contexto social: caso da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz. In: XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. 2024, Recife, PE. Anais [...]. Recife: PE, p. 1-19. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/article/view/3283. Acesso em: 02 mar. 2025.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O estado da arte da competência em informação no Brasil e o protagonismo científico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação,
São Paulo, v. 17, n. 2. esp. V Seminário de Competência em Informação, São Paulo, p.01-12, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1632. Acesso em: 10 mar. 2025.
BERBEL, Camila Cruz Fróes; ANDRELO, Roseane. Competência em informação para a sustentabilidade: análise em uma organização de call center de serviços financeiros. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-29, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1389. Acesso em: 05 mar. 2025.
DISARZ, Gabrielle Amadigi; SPUDEIT, Daniela; GERALDO, Genilson. O desenvolvimento sustentável e a biblioteca escolar: por uma educação emancipatória. In: XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. 2024, Recife, PE. Anais [...]. Recife: PE, p. 1-27. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/article/view/3319. |Acesso em: Acesso em: 05 mar. 2025.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 187, 2001.
FURTADO, Renata Lira. A Competência em Informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórica aplicada. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/83873ea3-ede5-4d1f-b22a-be1d6f8eafab. Acesso em: 04 mar. 2025.
GASPARINI, Zoraide Aparecida; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Ações para o desenvolvimento da competência em informação e da agenda 2030 no âmbito do sistema de bibliotecas públicas de londrina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2023. Aracaju-SE. Anais eletrônicos, 2023. Disponível em: https://www.ancib.org.br/enancib/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/viewFile/1294/1363. Acesso em: Acesso em: 05 mar. 2025.
GUTERRES, Jaires Oliveira; RODRIGUES, Katia de Oliveira; FERREIRA, Valdinéia Barreto. Ações educativas de Competência em Informação em Comunidade Quilombola. In: XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 2024, Recife, PE. Anais [...]. Recife: PE, p. 1-19. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/article/view/3511. Acesso em: 02 mar. 2025.
MACIEL, Luana Shirley Dias; NASCIMENTO, Luciane Pantoja do; FURTADO, Renata Lira. Competência em Informação, Arquivologia e Sustentabilidade: Possíveis Interseções. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, São Paulo, v. 10, n. esp. 1, 2024, e1003209. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/209. Acesso em: 02 mar. 2025.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n. 74, p. 51-64, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ea/a/yJnRYLWXSwyxqggqDWy8gct/? lang=pt&format=pdf . Acesso em: 02 mar. 2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 02 mar. 2025.
ROSSI, Tatiana; NUNES, Ana Camila Nobre Xavier; PINTO, Marli de Souza. Serviços prestados por bibliotecas universitárias para os estrangeiros em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. In: XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2023. Aracaju, SE. Anais eletrônicos. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/view/1488. Acesso em: 05 mar. 2025.
SILVA, Danielli Santos da. A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. 2, esp. V Seminário de Competência em Informação, p. 01-20, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1634. Acesso em: 05 mar. 2025.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
SANTOS, Roselayne et al. Biblioteca comunitária: um novo horizonte literário. In: XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. 2024, Recife, PE. Anais [...]. Recife: PE, p. 1-21. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/article/view/3468. Acesso em: 05 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciane Pantoja do Nascimento, Renata Lira Furtado, Gabriela Belmont de Farias, Luana Shirley Dias Maciel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.















