Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação

Autores

  • Edinete do Nascimento Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduando em Biblioteconomia.
  • Gabriela de Oliveira Hotêncio Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Karla Patrícia Dantas do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Eliane Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do Departamento de Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação. Unidades de Informação. Bases da Inteligência Competitiva.

Resumo

Aborda o conceito de Inteligência Competitiva (I. C.) como fator primordial para se ter um bom posicionamento diante do mercado. Aponta a prospecção, o monitoramento informacional e as gestões da informação e do conhecimento como as bases da I. C., sendo essas de fundamental importância para o sucesso da implementação de I. C. em qualquer organização. Para tanto demonstra que além das bases de I. C. é preciso o uso das Tecnologias da Informação visto que elas auxiliam na otimização das tarefas cotidianas. Aponta as Unidades de Informação e o gestor/profissional da informação como fator imprescindível para direcionar as ferramentas no momento certo para a ocasião correta, com objetivo de antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência. Nesse sentido o profissional da informação atua na I. C. como gestor tanto da informação quanto do conhecimento, como manipulador do conteúdo informacional no qual se baseia uma organização. A metodologia fora baseada em pesquisas bibliográficas feitas de maneira tradicional, em livros, e eletronicamente em sites e periódicos pertinentes ao assunto abordado. Por fim, considera que o bom aproveitamento dos dados, informações e conhecimentos que circulam na organização, potencializa à concorrer com as outras organizações, podendo antecipar as tendências de mercado e lançar produtos ou serviços à frente da concorrência.

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Publicado

2014-08-05

Como Citar

PEREIRA, E. do N.; HOTÊNCIO, G. de O.; NASCIMENTO, K. P. D. do; SILVA, E. F. da. Inteligência competitiva: o tratamento dos dados, informação e conhecimento às unidades de informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17436. Acesso em: 19 abr. 2024.

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