Gestão da informação e do conhecimento, segurança da informação e normalização: diferentes perspectivas para unidades de informação

Autores

  • Geanfrancesco Ranieri D. A. Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Graduando em Biblioteconomia.
  • Krishna Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Leandro Allan Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Graduando em Biblioteconomia.
  • Rayssa Lara Oliveira de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Eliane Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Professora do Departamento de Biblioteconomia.

Resumo

Destaca o papel da informação no desenvolvimento das organizações, enfatizando a ligação entre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento que visam aprimorar o capital intelectual. Objetiva garantir aos usuários/clientes e funcionários/colaboradores um serviço otimizado através da complementação entre a Gestão da Informação e do Conhecimento, a Segurança da Informação e a Normalização, que são cruciais para um fluxo informacional eficiente dentro de uma unidade de informação. A metodologia realizada contou com pesquisas bibliográficas e estudos de casos que relacionaram procedimentos distintos num mesmo âmbito. Ressalta a necessidade de uma unidade de informação, com suporte tecnológico, criar estratégias que possibilitem a interação entre seus funcionários/colaboradores visando a obtenção de opiniões que otimizem o trabalho, já que não há a possibilidade de otimizar os serviços lidando diretamente com as máquinas. Informa que uma unidade de informação, que tem potencial tecnológico, deve estar atenta e se comprometer com a segurança de suas informações para evitar possíveis perdas de dados para que possa, assim, garantir sua integridade. Descreve os serviços da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como agente facilitador do trabalho dentro de uma gestão, colaborando com o crescimento de uma unidade de informação com vantagem competitiva e construção do conhecimento. Conclui que tais perspectivas podem ser aplicadas em qualquer organização que vise um fluxo informacional seguro, eficiente e eficaz e que para tal, depende diretamente de um gestor dinâmico, que saiba identificar e utilizar diversos procedimentos para corrigir e evitar possíveis falhas. Palavras-Chave: Gestão da Informação e do conhecimento.Segurança da Informação. Unidades de Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-29

Como Citar

FREIRE, G. R. D. A.; LIMA, K.; SILVA, L. A. C. da; ANDRADE, R. L. O. de; SILVA, E. F. da. Gestão da informação e do conhecimento, segurança da informação e normalização: diferentes perspectivas para unidades de informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17495. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)