Os serviços da Web 2.0 e sua aplicabilidade no âmbito da Biblioteca 2.0

Autores

  • Geanfrancesco Ranieri D. A. Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Graduando em Biblioteconomia.
  • Krishna Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Leandro Allan Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Graduando em Biblioteconomia.
  • Rayssa Lara Oliveira de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Mônica Marques Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Campus Natal. Professora do Departamento de Biblioteconomia.

Resumo

Conceitua o termo Web 2.0, mostrando sua evolução desde o surgimento da Internet. Trata algumas das ferramentas da Web 2.0, explicando suas funcionalidades e finalidades. Explica o surgimento do termo Biblioteca 2.0 a partir de suas definições e dos elementos que a caracterizam. Esclarece as funcionalidades dos Weblog’s analisando o seu surgimento como diário eletrônico, sua atuação como repositório informacional e como meio de comunicação. Aponta as definições de Wikis e como esse serviço passou a ser um espaço de inteligência coletiva entre os usuários que contribuem com informações e/ou as modificam quando necessário para facilitar e expandir o conhecimento. Ressalta o sucesso das Redes Sociais devido à inserção virtual em massa que modificou a relação entre pessoas com interesses afins. Esclarece os termos Redes Sociais e Mídias Sociais, fazendo uma comparação e diferenciação entre ambas. Analisa o crescente uso das Tag’s como forma inovadora de classificação, permitindo uma indexação de assuntos pelos próprios usuários. Observa as facilidades e os benefícios produzidos pelos serviços RSS aos usuários, como também aponta o aplicativo Mashups, que mistura diversos serviços com variáveis finalidades. Objetiva tratar a nova era das bibliotecas e unidades de informação em relação aos benefícios causados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no mundo virtual. Conclui mostrando a necessidade de inserir as unidades de informação nesse novo contexto, bem como o profissional da informação, pois os bibliotecários têm que estar atualizados em relação à Web 2.0 e suas ferramentas, que são uma nova realidade no compartilhamento de informações. Palavras-Chave: Web 2.0. Biblioteca 2.0. Compartilhamento de informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-29

Como Citar

FREIRE, G. R. D. A.; LIMA, K.; SILVA, L. A. C. da; ANDRADE, R. L. O. de; CARVALHO, M. M. Os serviços da Web 2.0 e sua aplicabilidade no âmbito da Biblioteca 2.0. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17496. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)