EDUCAÇÃO A DISTANCIA E AS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Mapeando a produção científica

  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Educação a Distância, Bibliotecas Universitárias, Usu- ários da EaD, Producação científica.

Resumo

Este estudo é um recorte da tese em andamento cujo tema de pesquisa é as bibliotecas universitárias e a educação a distância. O artigo em foco tem como objetivo geral apresentar o panorama de pesquisa em EaD, a partir dos periódicos, teses e dissertações da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, com destaque aos trabalhos publicados sobre bibliotecas no contexto da EaD. A metodologia contemplou um levantamento nos sites das revista e das teses e dissertações publicadas no Brasil. Os resultados demostraram que a temática tem sido abordada de forma tímida, mas isso não traduz a importância da temática para a Ciência da Informação e a sociedade. A produção cientifica da temática pode estar presentes em artigos de eventos ou publicadas em outras áreas de conhecimento como a Educação, dentre outras. Essa dispersão infere que a temática educação a distância no âmago das bibliotecas está em processo de consolidação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-01-31