Educação a distância e as bibliotecas universitárias

Mapeando a produção científica

Autores/as

  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Educação a distância, Bibliotecas universitárias, Usuários da EAD, Produção científica

Resumen

Este estudo é um recorte da tese em andamento cujo tema de pesquisa é as bibliotecas universitárias e a educação a distância. O artigo em foco tem como objetivo geral apresentar o panorama de pesquisa em EaD, a partir dos periódicos, teses e dissertações da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, com destaque aos trabalhos publicados sobre bibliotecas no contexto da EaD. A metodologia contemplou um levantamento nos sites das revista e das teses e dissertações publicadas no Brasil. Os resultados demostraram que a temática tem sido abordada de forma tímida, mas isso não traduz a importância da temática para a Ciência da Informação e a sociedade. A produção cientifica da temática pode estar presentes em artigos de eventos ou publicadas em outras áreas de conhecimento como a Educação, dentre outras. Essa dispersão infere que a temática educação a distância no âmago das bibliotecas está em processo de consolidação.

Publicado

2020-01-31

Cómo citar

Educação a distância e as bibliotecas universitárias: Mapeando a produção científica. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19132. Acesso em: 22 dec. 2024.