Proposição de uma matriz categorial temática para a descrição de aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras

Autores

  • Raíssa Yuri Hamanaka Universidade Estadual de Londrina
  • Elisângela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4357-8016

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37071

Palavras-chave:

BPM, Metodologia BPM, Instituições de Ensino Superior

Resumo

A gestão de processos de negócio pode ser definida como uma disciplina, composta por abordagens, ferramentas, técnicas e metodologia que objetivam gerenciar continuamente processos de negócio com o intuito de melhorar a eficiência e eficácia na entrega de produtos e serviços ao cliente final de uma organização. A elaboração desta pesquisa foi motivada pelo projeto de extensão da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, intitulado BPM Acadêmico. A pesquisa foi elaborada para subsidiar as investigações sobre a implementação da metodologia BPM no contexto de Instituições de Ensino Superior (IES). Este estudo pretende responder: como documentar a implementação da aplicação de uma metodologia BPM? Para responder ao problema o objetivo do estudo é identificar projetos BPM implementados em IES públicas brasileiras e propor uma matriz categorial temática para a descrição destes. Foram mapeadas 14 aplicações da metodologia BPM em IES públicas brasileiras e uma foi descrita neste artigo por meio da matriz categorial temática proposta.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

HAMANAKA, R. Y. .; CRISTINA AGANETTE, E. Proposição de uma matriz categorial temática para a descrição de aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2021. DOI: 10.35699/2237-6658.2021.37071. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37071. Acesso em: 14 out. 2024.