Conversão do conhecimento interorganizacional no Sistema de Inteligência de Segurança Pública Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37086Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Criação do Conhecimento, Conversão do Conhecimento Interorganizacional, Sistema de Inteligência, Inteligência de Segurança PúblicaResumo
As relações humanas tornaram-se cada vez mais complexas ocasionada pela globalização. O conhecimento é criado de uma interação social, partindo do tácito para o explícito e convertido pela socialização, externalização, combinação e internalização. A inteligência repousa na produção de conhecimento objetivando assessorar os tomadores de decisão. As agências do Sistema de Inteligência de Segurança Pública mineiro assessoram o processo decisório governamental com conhecimentos úteis no âmbito da segurança pública. O problema de pesquisa visa verificar se ocorre de forma satisfatória, entre os gestores e analistas de inteligência que atuam no referido Sistema, as quatro formas de conversão do conhecimento. A pesquisa é fundamental para a segurança pública em Minas Gerais, tendo em vista que a atividade de inteligência assessora diretamente os tomadores de decisão das respectivas organizações, por intermédio de insumos informacionais para a elaboração e a validação de estratégias preventivas para a redução da criminalidade.
Referências
AHMADJIAN, Christina L. Criação do Conhecimento interorganizacional: conhecimento e redes. In: TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008, p. 201-216.
ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de. Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 11, n. 3, p. 105-125, 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2RzSEs1>. Acesso em: 21 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Doutrina nacional e inteligência de segurança pública. 4. ed., rev. e atual. Brasília: Ministério da Justiça, 2015.
FREIRE, Jocemar José; FURLAN, Sandra Aparecida; SILVEIRA, José Luiz Gonçalves da. Gestão do conhecimento na atividade de inteligência de segurança pública: uma abordagem prática e tecnológica. Curitiba: Appris, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GONÇALVES, Joanisval Brito. Atividade de inteligência e legislação correlata. 6ª ed. Niterói: Impetus, 2018.
GONÇALVES, Joanisval Brito. Políticos e espiões: o controle da atividade de inteligência. 2ª ed. Niterói: Impetus, 2019.
GUIMARÃES, Valeska Nahas; GRAMKOW, Alessandra; FILIPON, Neimar. Compartilhando conhecimentos e experiências: a formação de redes e parcerias em organizações de pequeno porte em Santa Catarina. In: KRUGLIANSKAS, Isak; TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2003, p. 241-270.
LUZ, Alessandro Roberto. O emprego da técnica de avaliação de dados (TAD) na produção do conhecimento de inteligência. 2019. 72 f. Monografia. Pós-graduação Lato Sensu em Inteligência e Segurança Pública. Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MELO, Felipe Pereira de; URPIA, Arthur Gualberto da Cruz Bacelar; SARTORI, Rejane. A gestão do conhecimento como auxílio à inteligência de segurança pública. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p. 94604-94620 dec. 2020. ISSN 2525-8761.
MINAS GERAIS. Decreto nº 47797, de 19 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a criação do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2019.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 20. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
SILVEIRA, José Luiz Gonçalves da. Gestão do conhecimento para segurança pública e defesa do cidadão. Bases estratégicas para uma política de educação continuada, pesquisa científica e inovação tecnológica. Florianópolis: Obra Jurídica, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renato Pires Moreira, Marcello Peixoto Bax
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.