Conversão do conhecimento interorganizacional no Sistema de Inteligência de Segurança Pública Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37086Palabras clave:
Gestão do Conhecimento, Criação do Conhecimento, Conversão do Conhecimento Interorganizacional, Sistema de Inteligência, Inteligência de Segurança PúblicaResumen
As relações humanas tornaram-se cada vez mais complexas ocasionada pela globalização. O conhecimento é criado de uma interação social, partindo do tácito para o explícito e convertido pela socialização, externalização, combinação e internalização. A inteligência repousa na produção de conhecimento objetivando assessorar os tomadores de decisão. As agências do Sistema de Inteligência de Segurança Pública mineiro assessoram o processo decisório governamental com conhecimentos úteis no âmbito da segurança pública. O problema de pesquisa visa verificar se ocorre de forma satisfatória, entre os gestores e analistas de inteligência que atuam no referido Sistema, as quatro formas de conversão do conhecimento. A pesquisa é fundamental para a segurança pública em Minas Gerais, tendo em vista que a atividade de inteligência assessora diretamente os tomadores de decisão das respectivas organizações, por intermédio de insumos informacionais para a elaboração e a validação de estratégias preventivas para a redução da criminalidade.
Referencias
AHMADJIAN, Christina L. Criação do Conhecimento interorganizacional: conhecimento e redes. In: TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008, p. 201-216.
ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de. Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 11, n. 3, p. 105-125, 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2RzSEs1>. Acesso em: 21 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Doutrina nacional e inteligência de segurança pública. 4. ed., rev. e atual. Brasília: Ministério da Justiça, 2015.
FREIRE, Jocemar José; FURLAN, Sandra Aparecida; SILVEIRA, José Luiz Gonçalves da. Gestão do conhecimento na atividade de inteligência de segurança pública: uma abordagem prática e tecnológica. Curitiba: Appris, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GONÇALVES, Joanisval Brito. Atividade de inteligência e legislação correlata. 6ª ed. Niterói: Impetus, 2018.
GONÇALVES, Joanisval Brito. Políticos e espiões: o controle da atividade de inteligência. 2ª ed. Niterói: Impetus, 2019.
GUIMARÃES, Valeska Nahas; GRAMKOW, Alessandra; FILIPON, Neimar. Compartilhando conhecimentos e experiências: a formação de redes e parcerias em organizações de pequeno porte em Santa Catarina. In: KRUGLIANSKAS, Isak; TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2003, p. 241-270.
LUZ, Alessandro Roberto. O emprego da técnica de avaliação de dados (TAD) na produção do conhecimento de inteligência. 2019. 72 f. Monografia. Pós-graduação Lato Sensu em Inteligência e Segurança Pública. Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MELO, Felipe Pereira de; URPIA, Arthur Gualberto da Cruz Bacelar; SARTORI, Rejane. A gestão do conhecimento como auxílio à inteligência de segurança pública. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p. 94604-94620 dec. 2020. ISSN 2525-8761.
MINAS GERAIS. Decreto nº 47797, de 19 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a criação do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2019.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 20. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
SILVEIRA, José Luiz Gonçalves da. Gestão do conhecimento para segurança pública e defesa do cidadão. Bases estratégicas para uma política de educação continuada, pesquisa científica e inovação tecnológica. Florianópolis: Obra Jurídica, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.