MODELO DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇO DE REFERÊNCIA NO SETOR PÚBLICO

um estudo nas produções científicas sobre Sistemas de Informação e Serviços de Referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.42100

Palavras-chave:

Avaliação de sistemas de informação, Avaliação do Serviço de Referência, Setor Público

Resumo

As instituições governamentais devem satisfazer aos requisitos legais para as quais foram criadas. Caso isso não aconteça, corre-se o risco de sua existência ser comprometida ou questionada. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta um modelo de avaliação de serviço de referência no setor público, com base em modelos existentes de avaliação de Sistemas de Informação (SIs) e Serviço de Referência (SRs). Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a produção científica disponível no Portal de Periódicos da CAPES. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica sobre o tema “avaliação de sistema de informação” e “avaliação do serviço de referência”. Como resultado deste estudo, foi possível selecionar modelos de avaliação de SI e avaliação do serviço de referência que possam contribuir para a adoção de um modelo de avaliação do serviço de referência para instituições do setor público.

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Biografia do Autor

Adriléia de Moura Lima, Universidade Federal de Minas Gerais/Bibliotecário

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes (2019). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento - PPGGOC na Escola Ciência da Informação - UFMG. Atuou como consultora em organização institucional, organização documental, centros de memória, digitalização, metadados, acervos históricos. Atualmente é Bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais/Docente

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1972), Master of Business Administration e doutorado em Administração de Empresas pela Columbia University (1979 e 1985). Realizou programa de estudos, em 1992, no Department of Information Science da Strathclyde University, em Glasgow, Escócia. Realizou pós doutorado na Faculty of Information Studies da University of Toronto em 1996-1997. É professor titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de gestão do conhecimento, gestão da informação e inteligência competitiva

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

LIMA, A. de M.; BARBOSA, R. R. MODELO DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇO DE REFERÊNCIA NO SETOR PÚBLICO: um estudo nas produções científicas sobre Sistemas de Informação e Serviços de Referência. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.42100. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/42100. Acesso em: 24 nov. 2024.