Usabilidade

um estudo de prática da arquitetura da informação em website

Autores

  • Vladimir Alexei Rodrigues Rocha Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-0469-0884
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisângela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Usabilidade, Arquitetura da Informação, Protótipo

Resumo

Organizar a estrutura de informações em um website é um dos principais papeis da arquitetura da informação. A usabilidade, por sua vez, descreve a qualidade de uso dessa organização. O presente trabalho tem por objetivo analisar a usabilidade de um website de gestão administrativa de projetos, a partir da observação do usuário durante a navegação e execução de suas tarefas. Para tanto, realizou-se estudo de caso e avaliação de usabilidade prospectiva, por meio de questionário e objetiva, a partir de testes de usabilidade. Clientes insatisfeitos com a organização anterior do website, validaram o protótipo desenvolvido e a reorganização dos rótulos bem como da navegação, ainda que não tenha ocorrido consenso entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEVAN, N. Usability is Quality of Use. In: Advances in Human Factors/Ergonomics. [s.l.] Elsevier, 1995. v. 20p. 349–354.

BRITO, J. F.; MATIAS, M. Arquitetura da Informação e princípios de usabilidade: proposta de um modelo de análise e desenvolvimento para websites de turismo LGBTQ. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. João Pessoa, v.13, n.1, p. 77-86, 2018.

COSTA, R. Arquitetura Da Informação E Usabilidade Em Interfaces: Estudo De Caso Do Website Da Nrsystem. International Journal of Professional Business Review, v. 2, n. 2, p. 52, 27 dez. 2017.

DE SOUZA, C. S.; LEITE, J. C.; BARBOSA, S. D. J. Projeto de Interfaces de Usuário: Perspectivas Cognitivas e Se. Interação Humano-Computador: Perspectivas Cognitivas e Semióticas. v. 1, n. EntreLugar, p. 46, 1999.

MAGER, G. B; SOARES, K. L.; LENTEZ, A. Arquitetura da informação em aplicativo mobile para smart cities: estrutura de categorização e usabilidade. In: Congresso Internacional de Design da Informação, Belo Horizonte, no 9, 2019.

MORVILLE, P; ROSENFELD, L. Arquitetura da Informação. Ed. O´REILLY Media Inc., 2007.

OLIVEIRA, H. P. C.; VIDOTTI, S. A. B. G.; BENTES, V. Arquitetura da informação pervasiva. 1. ed. Place of publication not identified: SciELO Books - Editora UNESP., 2015. v. 1

PREECE, J. et al. Design de Interação: além da Interação homem-computador. Tradução: Viviane Possamai. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SILVA, P. M. DA; DIAS, A. G. 5. Arquitetura da Informação e Design de Interação. Arquitetura da informação centrada no usuário, v. 1, n. 1, p. 76, 2008.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

ROCHA, V. A. R.; BARBOSA, R. R. .; AGANETTE, E. C. Usabilidade: um estudo de prática da arquitetura da informação em website. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], n. Especial, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37261. Acesso em: 7 jul. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)