Nuvem de palavras como estratégia didática em uma turma de Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.53198Palavras-chave:
nuvem de palavras, ensino superior, Biblioteconomia, ferramentas pedagógicas e tecnológicas, educaçãoResumo
O uso de ferramentas e recursos tecnológicos é uma realidade no ensino atual e tem sido importante para melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos em diferentes contextos. As Tecnologias de Informação e Comunicação têm sido aliadas nesse sentido, pois ajudam na otimização do trabalho do professor e possibilitam a interação entre os alunos em sala de aula, além de proporcionar que o conteúdo didático possa ser mais bem assimilado pelos mesmos. Em linhas gerais, o uso destas tecnologias nos cursos de graduação ajuda a dinamizar a aplicação conceitual da disciplina e pode servir como exemplo para outros profissionais aplicarem à sua realidade as experiências relatadas. Este artigo buscou apresentar e refletir sobre a experiência do uso de ferramentas pedagógicas e tecnológicas no ensino superior. Nesse sentido, foi realizada uma atividade com a nuvem de palavras em um curso de Biblioteconomia, visando otimizar o processo de estudo da disciplina de Sistemas de Recuperação de Informação. Os resultados indicaram um aumento da interação entre os alunos durante a aula e uma melhoria na compreensão global da bibliografia básica do curso. O uso da nuvem de palavras também permitiu o desenvolvimento de competências tecnológicas e a aplicação prática de conceitos de organização e recuperação de informação. Em suma, o uso de recursos tecnológicos no campo educacional qualifica e amplia as alternativas pedagógicas, tornando as aulas mais dinâmicas, favorecendo a aprendizagem colaborativa.
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