Nuvem de palavras como estratégia didática em uma turma de Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.53198Palavras-chave:
nuvem de palavras, ensino superior, Biblioteconomia, ferramentas pedagógicas e tecnológicas, educaçãoResumo
O uso de ferramentas e recursos tecnológicos é uma realidade no ensino atual e tem sido importante para melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos em diferentes contextos. As Tecnologias de Informação e Comunicação têm sido aliadas nesse sentido, pois ajudam na otimização do trabalho do professor e possibilitam a interação entre os alunos em sala de aula, além de proporcionar que o conteúdo didático possa ser mais bem assimilado pelos mesmos. Em linhas gerais, o uso destas tecnologias nos cursos de graduação ajuda a dinamizar a aplicação conceitual da disciplina e pode servir como exemplo para outros profissionais aplicarem à sua realidade as experiências relatadas. Este artigo buscou apresentar e refletir sobre a experiência do uso de ferramentas pedagógicas e tecnológicas no ensino superior. Nesse sentido, foi realizada uma atividade com a nuvem de palavras em um curso de Biblioteconomia, visando otimizar o processo de estudo da disciplina de Sistemas de Recuperação de Informação. Os resultados indicaram um aumento da interação entre os alunos durante a aula e uma melhoria na compreensão global da bibliografia básica do curso. O uso da nuvem de palavras também permitiu o desenvolvimento de competências tecnológicas e a aplicação prática de conceitos de organização e recuperação de informação. Em suma, o uso de recursos tecnológicos no campo educacional qualifica e amplia as alternativas pedagógicas, tornando as aulas mais dinâmicas, favorecendo a aprendizagem colaborativa.
Downloads
Referências
ARCHELA, R. S. Imagem e representação gráfica. Geografia, Londrina, v. 8, n. 1, p. 5-11, 1999. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/geografia/v8n1.pdf. Acesso em: 2 maio 2024.
BERTIN, J. Semiology of graphics. Madison: University of Wisconsin Press, 1983.
BORGES; L. C. da; SILVA JÚNIOR, P. M. Juventude negra e webnamoro: as percepções de adolescentes negros de regiões periféricas do Rio de Janeiro. Polêm!ca, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 38-63, jan./abr. 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/81679/49405. Acesso em: 12 maio 2024.
CARDOSO, J. A. Construção de gráficos e linguagem visual. História: questão e debates, Curitiba, v.5, n.8, p.37-58. jun. 1984. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/issue/viewIssue/2052/239. Acesso em: 10 maio 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL LEIVA, I. Aspectos conceituais da indexação. In: GIL LEIVA, I.; FUJITA, M. S. (ed.). Política de indexação. Marília: Oficina Universitária, 2012. p. 31-106. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.
INSTITUTE OF ELECTRICAL AND ELECTRONICS ENGINEERS. Thesaurus and taxonomy. New York: IEEE, 2024. Disponível em: https://www.ieee.org/publications/services/thesaurus-access-page.html. Acesso em: 5 maio 2024.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 5. ed. Campinas: Papirus, 2003.
MARTINELLI, M. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.
PAGLIARINI, D. S.; SEPEL, L. M. N. Uso de nuvem de palavras como estratégia para o ensino do reino fungi no ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 01-13, jul./set. 2022. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3483/1804. Acesso em: 12 maio 2024.
PINHEIRO, L. V. R.; FERREZ, H. D. Tesauro brasileiro de ciência da informação. Rio de Janeiro; Brasília: IBICT, 2014. Disponível em: https://sitehistorico.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1/copy_of_TESAUROCOMPLETOFINALCOMCAPA24102014.pdf. Acesso em: 5 maio 2024.
PRAIS, J. L. de S.; ROSA, V. F. da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 201–219, 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4833/pdf_1. Acesso em: 17 maio 2024.
SARGIANI, V. Identificação de padrões em textos de mídias sociais utilizando redes neurais e visualização de dados. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017. Disponível em: https://adelpha-api.mackenzie.br/server/api/core/bitstreams/1e13e3f6-7075-49a9-8022-47b3ab3e1ab0/content. Acesso em: 12 maio 2024.
SENA, L. de S. et al. O uso da nuvem de palavras como estratégia de inclusão e inovação pedagógica. Video Journal of Social and Human Research, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 70-84, 2022. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/13109/1/Artigo%205%20-%20O%20USO%20DA%20NUVEM%20DE%20PALAVRAS.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.
SILVEIRA, L. S. da; SANTOS, R. T. dos. Formação de professores e uso de tecnologias digitais na sala de aula. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, p. 01-22, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/26785. Acesso em: 12 maio 2024.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Vocabulário controlado da USP. Disponível em: https://vocabulario.abcd.usp.br/pt-br/sobre.php. Acesso em: 10 maio 2024.
VILELA, R. B.; RIBEIRO, A.; BATISTA, N. A. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: uma aplicação aos desafios do ensino no mestrado profissional. Millenium, Viseu, v. 2, n. 11, p. 29-36, 2020. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6637/1/3-art-NUVEM%20DE%20PALAVRAS-Rosana%20Vilela-educa%c3%a7%c3%a3o-PT.pdf. Acesso em: 12 maio 2024.
WORDCLOUDS. 2024. Disponível em: https://www.wordclouds.com/. Acesso em: 5 maio 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leandro da Conceição Borges, Bianca Maria Souza Diniz, Marcela Mourão Moura, Maria Eduarda Barbosa Lima, Mauricio Barcellos Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.