Paleobotânica
uma análise da produção científica brasileira indexada na Scopus
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2025.55305Palavras-chave:
Paleobotânica, Brasil, bibliometria, Paleontologia, produção científicaResumo
Este estudo investigou a evolução das publicações sobre Paleobotânica, identificando as principais instituições, periódicos e palavras-chave relacionadas. Trata-se de estudo bibliométrico com dados coletados na base Scopus. A análise mostrou que o número de publicações na área cresceu gradualmente, com um aumento significativo a partir de 2005, especialmente no Brasil. Entre os periódicos mais relevantes, destacam-se o Journal of South American Earth Sciences e a Review of Palaeobotany and Palynology, que refletem a importância dos estudos paleobotânicos no contexto sul-americano e global. As palavras-chave emergentes, como "Fossil Record", "Paleoecology" e "Phylogeny", indicam um foco crescente em questões ecológicas e evolutivas, enquanto termos como "Charcoal" e "Species Diversity" sinalizam novas áreas de interesse.Instituições brasileiras, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lideram a produção científica na área. Conclui-se que a Paleobotânica no Brasil é uma área em expansão, com potencial para contribuições globais, especialmente em áreas interdisciplinares que combinam Paleontologia, Ecologia e Ciências Ambientais. Recomenda-se a realização de novos estudos para mapear a evolução e o impacto da área, além de explorar a relação entre a produção científica e a estrutura nacional de pesquisa, considerando a colaboração internacional como um fator de destaque.
Referências
GRÁCIO, Marica Cláudia Cabrini; MARTNEZ-ÁVILA, Daniel; OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de; ROSAS, Fábio Sampaio (2020). Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias. São Paulo: Editora Oficina Universitária.
IANNUZZI, Roberto; VIEIRA, Carlos. Paleobotânica. Editora da UFRGS, 2005.
MARQUES-DE-SOUZA, Juliane. Paleobotânica: o que os fósseis vegetais revelam?. Ciência e Cultura, v. 67, n. 4, p. 27-29, 2015. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252015000400011. Acesso em: 12 out. 2024.
SEMELER, Alexandre Ribas; SOMMER, Margot Guerra. Dados de pesquisa em paleobotânica: conjunto de dados petrográficos de lâminas delgadas de lenhos fósseis. Encontros Bibli, v. 29, p. e95688, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eb/a/C6hMdbHWwz85rpjx4zvhPLy/abstract/?format=html&lang=pt. Acesso em: 12 out. 2024.
SICILIANO, Mell; LETA, Jacqueline. A maturidade de um campo científico: uma proposta metodológica a partir da paleontologia brasileira. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 30, n. 2, p. 1-16, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/52059. Acesso em: 12 out. 2024.
TIFFNEY, Bruce H. Geological factors and the evolution of plants. New Haven, CT: Yale University Press, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas George Wendt, André Jasper

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.