Arcabouço metodológico para proposição de modelos de gestão do conhecimento
Palavras-chave:
construção de modelos, arcabouço metodológico , ciência da informação, gestão do conhecimentoResumo
A gestão do conhecimento é uma abordagem contemporânea e importante para o desenvolvimento de qualquer organização, pois propicia uma visão ampla dos processos, permitindo integrá-los de maneira organizada em diferentes instituições. Os modelos de gestão do conhecimento auxiliam organizações que desejam implementá-los a desenvolver-se a partir desse caminho, sinalizando o percurso e inspirando parâmetros a serem seguidos. Embora haja uma diversidade de modelos de gestão do conhecimento em variadas áreas, percebe-se a inexistência de instrumentos metodológicos que possam guiar a construção ou a adaptação de um modelo. Frente a essa lacuna, esta pesquisa propõe um arcabouço metodológico para elaboração de modelos de gestão do conhecimento na Ciência da Informação. Especificamente, buscou-se: (i) identificar os modelos de gestão do conhecimento elaborados entre o período de 2014 e 2023 e suas aplicações; (ii) identificar métodos, técnicas e dimensões utilizadas na construção de modelos de gestão de conhecimento e (iii) organizar, analisar e sistematizar diretrizes e dimensões para propor um arcabouço metodológico para a elaboração de modelos de gestão do conhecimento no campo da Ciência da Informação. A pesquisa é caracterizada como descritiva, exploratória e aplicada, dividida em três etapas, uma para cada objetivo específico, e utilizou as técnicas de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Como resultados, na primeira etapa foi realizada uma revisão de literatura, utilizando um protocolo estruturado, que permitiu identificar os modelos de gestão do conhecimento dos últimos dez anos (2014-2023) bem como suas aplicações. Dos 502 documentos recuperados, 59 estudos foram selecionados e analisados para que fossem identificados os objetivos, a metodologia utilizada para a construção do modelo, os principais resultados e os fatores críticos de sucessos baseados em Heisig (2009). Na segunda etapa, como resultados, foram apresentados os tipos de procedimentos utilizados na construção dos modelos, como: pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, pesquisa documental, estudo de caso e grupo focal e também os diferentes instrumentos metodológicos, como entrevista, questionário, formulário, fontes secundárias e análise estatística. As técnicas de análises – qualitativa, quantitativa e quali-quanti, e dimensões, também foram mapeadas, a fim de identificar métodos, técnicas e dimensões utilizados na construção dos modelos, para subsidiar a elaboração do arcabouço metodológico proposto. Como limitações dessas etapas, destaca-se a falta de detalhamento de alguns modelos com informações muito genéricas, superficiais e etapas abstratas. Finalmente, na terceira etapa, foi apresentado o arcabouço denominado ARCGC, constituído por quatro fases: I. conhecer a instituição; II. Desenvolver, agregar e compartilhar; III. utilizar e avaliar; e IV. preservar e armazenar. O ARCGC consiste em instrumento útil, norteador e facilitador para guiar aqueles que desejam propor ou adaptar um modelo de gestão do conhecimento, independentemente do domínio de aplicação. A contribuição deste trabalho consiste na entrega de um arcabouço metodológico como instrumento inovador e relevante para a área ao proporcionar uma estrutura de apoio para orientar a construção de modelos. Sua implementação adequada pode mitigar desafios na gestão organizacional, fomentando a inovação de forma prática e aplicada. Para trabalhos futuros, sugere-se a aplicação do ARCGC em diferentes organizações, públicas e privadas.
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