Gestão da segurança da informação: perspectivas baseadas na tecnologia da informação (T.I.)
Abstract
Objetiva-se, com este trabalho, abordar os conceitos preliminares no que diz respeito à segurança da informação, suas formas de gestão e principais finalidades, tendo como objeto de pesquisa as informações contidas em bibliografias e websites. Apresenta perspectivas aplicáveis no que se refere ao gerenciamento das informações organizacionais de forma detalhada, descrevendo a informação como principal ferramenta na atualidade, caracterizando-a e atribuindo valores ao qual necessita ser preservado, organizado, gerenciado e disseminado. Enfoca o processo de armazenamento e expõe os recursos informacionais consideradas relevantes e estabelece parâmetros, explorando os quatro pilares atrelados a esta, sendo vinculados à tecnologia da informação (TI). Explanam e Analisam-se os riscos, tais como: ameaças, ataques, vulnerabilidades, entre outros. Propõe possíveis soluções à prevenção e conservação da informação, utilizando de várias estratégias baseadas na T.I., como as barreiras de segurança, entre outras. Deste modo, finaliza-se com os aspectos relevantes à informação e suas perspectivas abrangentes, promove a construção de novos conhecimentos, a fim de colocá-los em prática no exercício cotidiano e profissional com um olhar mais acurado. Palavras-chave: Informação. Segurança da informação. Tecnologia. Gestão organizacional.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.