Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação
Abstract
Empregou a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e pesquisa on-line para obtenção de documentos sobre a temática abordada. Fundamenta a Educomunicação por meio do seu histórico que expõe a Educação e Comunicação como elementos indissociáveis, evidenciando suas finalidades de educar os indivíduos e formar comportamentos. Define Educomunicação com base em alguns autores e sobre diferentes aspectos. Expõe os Nativos Digitais e Imigrantes para distinguir gerações que convivem com as “novas” tecnologias e as necessidades de adaptações provocadas pela sua expansão. Ressalta a importância de se formar educadores e bibliotecários aptos para utilizar as tecnologias como um instrumento para disseminar a informação. Enfoca a Educomunicação como um caminho possível para construção de práticas leitoras a partir da utilização dos meios de comunicação. Destaca a função do bibliotecário mediador na Gestão da Comunicação em espaços virtuais. Indica que as ferramentas da Web 2.0 aliadas com a Educomunicação descortinam outras maneiras de ler, consumir e utilizar a informação. Elucida a criação de blogues de literatura infantil com o intuito de despertar o prazer pela leitura, a fim de otimizar os processos educacionais de formação de leitores. Conclui indicando o alcance interativo para construção do conhecimento através dos blogues como um ambiente aberto para diálogos e troca de experiências de crianças leitoras. Palavras-Chave: Educomunicação; Web 2.0; Blogues.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.