Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação

Autores/as

  • Juliana Rabelo do Carmo Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Estudante do Curso de Biblioteconomia.
  • Leonardo Silva Sousa Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Estudante do curso de Filosofia.

Resumen

Empregou a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e pesquisa on-line para obtenção de documentos sobre a temática abordada. Fundamenta a Educomunicação por meio do seu histórico que expõe a Educação e Comunicação como elementos indissociáveis, evidenciando suas finalidades de educar os indivíduos e formar comportamentos. Define Educomunicação com base em alguns autores e sobre diferentes aspectos. Expõe os Nativos Digitais e Imigrantes para distinguir gerações que convivem com as “novas” tecnologias e as necessidades de adaptações provocadas pela sua expansão. Ressalta a importância de se formar educadores e bibliotecários aptos para utilizar as tecnologias como um instrumento para disseminar a informação. Enfoca a Educomunicação como um caminho possível para construção de práticas leitoras a partir da utilização dos meios de comunicação. Destaca a função do bibliotecário mediador na Gestão da Comunicação em espaços virtuais. Indica que as ferramentas da Web 2.0 aliadas com a Educomunicação descortinam outras maneiras de ler, consumir e utilizar a informação. Elucida a criação de blogues de literatura infantil com o intuito de despertar o prazer pela leitura, a fim de otimizar os processos educacionais de formação de leitores. Conclui indicando o alcance interativo para construção do conhecimento através dos blogues como um ambiente aberto para diálogos e troca de experiências de crianças leitoras. Palavras-Chave: Educomunicação; Web 2.0; Blogues.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-05-29

Cómo citar

CARMO, J. R. do; SOUSA, L. S. Educomunicação: um novo olhar sobre os meios de comunicação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17493. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...