Curadoria e preservação digital
um estudo sobre o Portal Brasiliana Fotográfica
Palavras-chave:
Curadoria Digital, Preservação Digital, Biblioteca Nacional, Brasiliana Fotográfica, PatrimônioResumo
A pesquisa se caracteriza através de uma abordagem qualitativa, definida como estudo observável para fins de conhecimento, descrevendo estrutura e funcionamento. Ela possui uma abordagem documental através de livros, artigos, sites e bases de dados. Também, foi realizada uma análise estruturada sobre o portal Brasiliana Fotográfica. Por fim, foram aplicadas entrevistas aos curadores responsáveis pela seleção e organização das fotografias com a finalidade de compreender o processo de curadoria e preservação neste ambiente virtual. Para além disso, propõe-se no final diretrizes convictas para o estabelecimento de uma política de preservação digital em pró da memória nacional. A indagação surge através da relação entre a curadoria e a preservação digital, neste sentido, a pesquisa buscou responder: Como é estabelecido o processo de curadoria e de preservação digital no portal Brasiliana Fotográfica? A partir desse questionamento, definiu-se como objetivo geral: compreender o processo de curadoria e de preservação digital no portal Brasiliana Fotográfica como mecanismo mediador do acesso a acervos da memória nacional. E como objetivos específicos: conceituar curadoria e preservação digital através de uma revisão bibliográfica no campo da Ciência da Informação; identificar elementos pertinentes à preservação digital, estabelecido na Brasiliana Fotográfica; evidenciar a política de preservação digital que norteia o portal; evidenciar a política de preservação de informações característico à Curadoria Digital na Biblioteca Nacional e suas interlocuções com a memória nacional. Do ponto de vista teórico a pesquisa traçou um apanhado cronológico sobre a terminologia da curadoria digital baseandose nos autores Beagrie (2004), Abbott (2008) e Lee e Tibbo (2011). Também se apresenta a Preservação Digital a partir do autor Arellano (2008). Destacou-se as conceituações sobre patrimônio, utilizando-se os autores Nora (1993), Gonçalves (2009); Palma Peña (2010); Silveira e Moura (2016); Caldeira (2017), ainda, optou-se por construir um panorama histórico da Biblioteca Nacional do Brasil, neste sentido, utilizou-se os autores Schwarcz (2002); Juvêncio (2021) e Caldeira (2018). Os resultados evidenciaram que a Brasiliana Fotográfica não possui uma Política de Preservação Digital consolidada e que a atividade de preservar as fotografias é feita de modo individual por cada uma das instituições parceiras. Foi evidenciado também, que algumas dessas instituições desenvolveram sua própria política de preservação e outras não, desta forma preservam as imagens da forma que acreditam ser mais eficaz, como por exemplo, a terceirização de uma empresa parceira que fornece vários HDs externos para o armazenamento do material.
Downloads
Referências
ASSIS, Isabella Carolina Pongelupe. Curadoria e Preservação Digital: um estudo sobre o portal Brasiliana Fotográfica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/72878.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabella Carolina Pongelupe Assis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.















