Unidades de informação no século XXI: um enfoque das funções desempenhadas por web sites de bibliotecas
Resumo
Trata web sites de bibliotecas como importantes instrumentos de acesso a informação. O presente trabalho tem como objetivo mostrar como a internet e as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) têm se tornado relevantes mecanismos para a disseminação do conhecimento e como o desenvolvimento de sites de bibliotecas contribuiu positivamente para tal ação, por meio de funções desempenhadas por eles com o intuito de dar efetividade ao direito de acesso à informação tal como inserido no ordenamento jurídico nacional. Esses sites são utilizados para exemplificar como importantes instituições podem atuar para possibilitar o livre acesso aos conteúdos que produzem, uma vez que as informações devem ser disseminadas não só para um grupo pequeno de usuários. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como, Amaral e Guimarães (2002) e Dziekaniak et al (2006) sem dispensar as opiniões de outros pensadores sobre o assunto abordado no trabalho. Finaliza mostrando a relevância que a inserção de unidades de informação na web proporcionou para o próprio marketing desta, haja vista que se necessita disso para evoluir, e como a informação evolui estas organizações seguem os mesmos caminhos auxiliados pelas ferramentas das TIC’s. Palavras-Chave: Web sites. Funções desempenhadas. Século XXI.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.