Entre estantes e armários

políticas culturais e demandas informacionais da população LGBTQIAP+ nas bibliotecas públicas de Recife

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas públicas, Comunidade LGBTQIAP+, Políticas culturais, Mediação cultural

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo analisar as bibliotecas públicas da cidade do Recife como espaço de mediação cultural propício para formulação e implementação de políticas culturais voltadas à população LGBTQIAP+. Metodologicamente caracterizada como exploratória, com procedimentos bibliográficos e documentais, seus objetivos específicos são: a) discutir a biblioteca pública no Brasil como um espaço de mediação cultural para promover a diversidade; b) identificar a atuação das bibliotecas públicas da cidade do Recife sobre uma proposta de política cultural para tratar questões relacionadas a gênero e sexualidade nesses espaços; c) averiguar a atuação dos agentes culturais das bibliotecas públicas do Recife na formulação e implementação de políticas culturais por meio da construção ativa deste processo. A fim de alcançá-los, realizou-se entrevistas considerando o universo das bibliotecas públicas em Recife e a população como os gestores destas bibliotecas, contando a amostra com 5 colaboradores. A pesquisa constata a importância da biblioteca pública, apoiada em políticas públicas de cultura, em tratar questões de gênero e sexualidade através de ações de mediação cultural visando a construção de uma sociedade mais receptiva à comunidade LGBTQIAP+.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arthur Henrique Feijó de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

    Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2020), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2023) e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2024). Atualmente é bibliotecário-arquivista da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes (2024). Interesses de pesquisa: biblioteca escolar, biblioteca pública, mediação cultural, questões de gênero e sexualidade e formação e desenvolvimento de coleções.

Downloads

Publicado

2025-02-05

Edição

Seção

Resumo de Tese e Dissertação

Como Citar

Entre estantes e armários: políticas culturais e demandas informacionais da população LGBTQIAP+ nas bibliotecas públicas de Recife. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, p. e055651, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/55651. Acesso em: 24 dez. 2025.