“A canção segue a pedir por ti”

A dor da perda nas canções de Chico Buarque

Autores

Palavras-chave:

perda; repetição; esquecimento.

Resumo

Este texto traz uma leitura de três canções de Chico Buarque cujo eu lírico é feminino: “Pedaço de mim” (1977), “Atrás da porta” (1972) e “Olhos nos olhos” (1976). O objetivo é analisar os recursos linguísticos e musicais usados pelo artista brasileiro para expressar a dor da perda em suas composições. Para isso, são comparadas as rimas empregadas na canção sobre a perda de um filho e as rimas empregadas nas canções sobre o término de um relacionamento conjugal. O texto apresenta, também, a comparação entre a canção que tematiza o momento da descoberta da perda pelo eu lírico e as canções que abrangem um intervalo temporal mais extenso desde a perda. A conclusão é que, contrariando o que propõe Freud em seu texto Recordar, repetir e elaborar, nas três canções de Chico Buarque analisadas, a elaboração da perda se dá através de repetições, seja das rimas, dos acordes ou de frases inteiras. Ademais, é possível concluir que as canções favorecem o esquecimento do trauma pelo eu lírico, em uma espécie de concessão de descanso àquela que sofreu, deixando que a música expresse suas dores.

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Publicado

2024-06-03

Edição

Seção

Dossiê: A perda como matéria: luto, melancolia, elaboração