Voz, violência e futebol
Uma análise do livro No fue penal: Una jugada en dos tiempos de Juan Villoro
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.3.237-252Palavras-chave:
literatura latinoamericana, voz, futebol, violênciaResumo
Este artigo aborda a novela No fue penal: una jugada en dos tiempos (2023) do escritor e pesquisador mexicano Juan Villoro tendo em vista a construção antagônica dos dois protagonistas, El Tanque (técnico de futebol) e Valeriano (árbitro de vídeo). A análise evidencia como cada personagem experimenta o jogo de uma maneira distinta, o primeiro vinculado a um ordenamento sonoro da realidade e o segundo, a um paradigma videocêntrico. Para tanto, este estudo articula teóricos do futebol, como José Miguel Wisnik (2008) e Luiz Henrique Toledo (2002), com referenciais bibliográficos sobre voz e corpo na literatura latino-americana como Ángel Rama (1985) e Cornejo Polar (2000), Leda Maria Martins (2021) e Aguilar e Cámara (2017).
Referências
AGUILAR, Gonzalo; CÁMARA, Mario. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
ANDRADE, Carlos Drummond. Quando é dia de futebol. Rio de Janeiro: Record, 2022.
HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; MALAIA, João Manuel; TOLEDO, Luiz Henrique de; MELO, Victor Andrade de. A torcida brasileira. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2012.
HOLLANDA. Bernardo Borges Buarque de. O fim do Estádio-nação? Notas sobre a construção e a remodelagem do Maracanã para a Copa de 2014. In: CAMPOS, Flávio de e ALFONSI, Daniela (org.) Futebol Objeto das Ciências Humanas. São Paulo: Leya, 2014.
BUNDIO, Javier Sebastian. La identidad se forja en el tablón. Masculinidad, etnicidad y discriminación en los cantos de las hinchadas argentinas. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires. Instituto de Investigaciones Gino Germani, 2020.
CAMPOS, Flávio de. Arquitetura da exclusão: apontamentos para a inquietação com o conforto, In: CAMPOS, Flávio de. e ALFONSI, Daniela (Org.) Futebol Objeto das Ciências Humanas. São Paulo: Leya, 2014.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Tradução de Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DOLAR, Mladen. A política da voz. Tradução de Fábio Roberto Lucas. In: Literatura e Sociedade., v. 19, n. 19, p. 192-206, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i19p192-206.
GALEANO, Eduardo. Fechado por motivo de futebol. Porto Alegre: L&PM Editores, 2018.
HILLSBOROUGH: anatomy of a disaster. Intérpretes: David Conn. Londres: The Guardian, 2016A. P&B. Disponível em: https://youtu.be/PYNeoTXe-SE?si=2Aw5wgzc2QmP-zBt. Acesso em: 3 out. 2024.
HILLSBOROUGH: truhth lies and justice. Londres: Sky News, 2016B. P&B. Série SPECIAL REPORT. Disponível em: https://youtu.be/bafilt2BG2g?si=vQVbKGwExbch6kMk. Acesso em: 3 out. 2024.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Tradução de João Paulo Moteinro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MARÍAS, Javier. Salvajes y sentimentales: letras de fútbol. Barcelona: Pinguin Random House, 2024.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2021.
MARTINS, Leda Maria. Afrografia da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.
POLAR, Cornejo. O condor voa: literatura e cultura latino-americanas. Tradução de Ilka Valle de Carvalho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
RAMA, Angel. A cidade letrada. Tradução de Emir Sader. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
TOLEDO, Luiz Henrique de. Lógicas no Futebol. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2002.
VILLORO, Juan. No fue penal: una jugada en dos tiempos. Cidad de México: Almadia e Universidad Autónoma del Estado de México, 2023.
VILLORO, Juan. Dios es redondo. Barcelona: Editorial Anagrama, 2006.
WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.



