Deleuze-Guattarian Writing is the Creation of a Body without Organs

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.3.58-71

Keywords:

without Organs, writing, schizoanalisis, philosophy, literature

Abstract

In this article, we problematize and make an attempt to heuristically define the Deleuze-Guattarian writing on the plateau entitled November 28, 1947: How Do You Make Yourself a Body Without Organs? (plateau 6). We mapped the multiple literary arrangements of plateau 6, while taking into account their argumentative contexts. We analyzed, above all, the theorizations and ethical implications resulting from the process of creation of the drugged, schizo and masochist bodies. With such bodies, we elucidate the apprehension and appropriation procedures that Deleuze and Guattari adopt when building zones of indiscernibility between philosophy, psychoanalysis and literature. Furthermore, we seek to demonstrate that, in the aforementioned plateau, the authors not only build intensive and cross-cutting connections between heterogeneous domains of knowledge, but also articulate writing style, critical positioning and conceptual creation in an open system. We maintain that Deleuze-Guattarian writing, as a compositional activity, is the creation of a Body without Organs.

Author Biographies

  • Wagner Honorato Dutra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) | Belo Horizonte | MG | BR

    Psicólogo do SUS BH com formação no instituto  Newton Paiva. ´´Graduação e especialização em filosofia (Puc-Minas e UFMG respectivamente). Mestrado e Doutorado em psicologia (Puc Minas).

  • Roberta Carvalho Romagnoli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) | Belo Horizonte | MG | BR

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Psicologia (Psicologia Social)pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Análise Institucional pela Université Cergy-Pontoise, França (2011). Atualmente é Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Institucional, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Famílias, Intervenção Psicossocial, Políticas públicas, Clínica Ampliada, Análise Institucional e Esquizoanálise. Aborda a Psicologia como uma prática teórico-política que aponta para processos de subjetivação que ora são disciplinadores, reprodutores, ora são inventivos. É professora do Programa de Pós-Graduação da PUC-Minas do qual foi coordenadora no período de (2014-2016). Foi bolsista produtividade do CNPq de 2012 a 2024 e foi pesquisador Mineiro da FAPEMIG (2014-2016) e (2017-2021). Atuou como professora convidada na Université de Limoges França, lecionando no mestrado a disciplina Famílias e Políticas Públicas no Brasil, no período de 15/11/2017 a 15/12/2107 e como pesquisadora convidada na Université dOrleáns, de 20/11/2019 a 20/12/2019, onde realizou seminários metodológicos, conferências e intervenções no mestrado em educação. Membro participante e membro do comitê científico da rede de pesquisa internacional Recherche Avec. Coordenadora da RedeSub - Rede de estudos e práticas institucionalistas e processos de subjetivação. Membro do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social (CA-PS), com mandato de 30/06/2021 até 30/06/2024. Atualmente é professora aposentada da PUC Minas

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Published

2025-10-14

Issue

Section

Dossiê: Territórios indivisíveis: Corpo, escrita e política no Brasil e na América hispânica