What Can We Say About Passion? The Enlargement of the Sense in Lispector’s G.H.

Authors

  • Fernando Moreira Universidade de São Paulo (USP)
  • Julia Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Paula Huven Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flávia Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lívia Bacelete Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.28.3.223-238

Keywords:

Lispector, Peirce, semiotics, passion, firstness

Abstract

Abstract: The sketchy writing, composed of fragments, in A Paixão Segundo G.H. motivated the present discussion about the expansion of meaning in Lispector’s by what she called the ‘Crossing of the Opposite’, from the point of view of Peirce’s theory. By becoming more abstract linguistically, the author is able to reach out and describe sensations in order to intimately touch her interlocutor. The semiotics explains the approaches of the Brazilian writer to the quality of the objects, putting in prominence the dense problem that is to describe the phenomenon, due to its own nature. That is the case of the concept of firstness, linked to the instance of sensations. In order to do this, we walk the path of a simulacrum, from the concrete to the abstract, prioritizing the dimensional expansion of what is liable to make sense.

Keywords: Lispector; Peirce; semiotics; passion; firstness.

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Author Biographies

Fernando Moreira, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando, com bolsa CNPq, em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Mercado Financeiro pela UBS (bolsa da B3 - antiga BMF / Bovespa). Jornalista pela PUC Minas. Trabalha com análise de textos sob a perspectiva semiótica. Possui ampla experiência na área de comunicação, tendo passado pelas principais redações de telejornalismo do país ao longo de 18 anos. Tem um livro e um conto publicados por editoras brasileiras.

Julia Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pesquisadora, professora, crítica teatral e jornalista. Realizou Residência Pós-Doutoral em Artes Cênicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com bolsa CNPq. É Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2017), com estágio de pesquisa (doutorado-sanduíche) na Universidad de Castilla-La Mancha, na Espanha, com bolsa FAPESP. Possui mestrado em Artes Cênicas pela Escola de Belas Artes da UFMG (2011), com bolsa CNPq. É graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e possui curso técnico em Teatro pela Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes / MG (2003). Tem experiência na área de Comunicação e Teatro, com ênfase em Jornalismo Cultural.

Paula Huven, Universidade Federal de Minas Gerais

Fotógrafa, artista e pesquisadora. Em 2017 iniciou o doutorado na Escola de Belas Artes da UFMG, onde pesquisa as experiências do tempo que a fotografia pode suscitar. Bolsista CAPES. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ (2012), bolsista CAPES, com formação livre pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage RJ (2008 - 2012). Tem experiência docente (2013 a 2017) nas universidades FUMEC, UNI BH, PUC MG e Escola Guignard. Dedicou-se ao fotojornalismo (2006 a 2014) trabalhando para diversos veículos da imprensa nacional, como Folha de S. Paulo, O Globo e O Tempo. Apresenta sua produção autoral desde 2005 em exposições coletivas e individuais, como no Palácio das Artes, Oi Futuro, Paço Imperial, Galeria AM , A Gentil Carioca e Museu de Arte do Rio. Em 2013 ganhou o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais. Finalista em 2015 nos Prêmios Conrado Wessel e Photo Visa Russia, em 2017 no Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Publicou o livro Devastação (2015, edição da autora). 

Flávia Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista pela PUC Minas, com especialização Lato Sensu em Imagens e Culturas Midiáticas, pela UFMG. Tem vasta experiência em rádio e telejornalismo, além de ter atuado com comunicação empresarial. Trabalha há mais de 12 anos como locutora, apresentadora e na produção de programas da Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte. Trabalhou por quase 12 anos na Rede Minas de Televisão. É especializada na cobertura de temas culturais.

Lívia Bacelete, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Jornalista, pela PUC Minas, com pós-graduação Lato Sensu em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas, pela UFMG. Trabalhos voltados à assessoria de comunicação e de imprensa, coberturas jornalísticas multimídia, produção, revisão e edição de conteúdos para publicações impressas e digitais, execução deprojetos sociais, sistematização de experiências, formação e animação de redes de comunicação popular.

References

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Published

2019-09-03