Apropriações
a Cia. dos Atores na cena carioca contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.26.1.103-124Palabras clave:
Cia. dos Atores, teatros do real, apropriação.Resumen
Por meio do estudo crítico das peças Conselho de classe, LaborAtorial e Como estou hoje, que compunham o projeto Ethos Carioca, da Cia. dos Atores, estreado em 2013, procurou-se discutir como seus membros e artistas convidados se valem de uma gama de referências artísticas e de experiências pessoais na concepção de suas peças. A partir de um breve exame sobre o conceito de “apropriação”, propôs-se o entendimento do trabalho criativo da Cia. dos Atores e de sua experimentação com elementos do real através de um processo de hibridização com as artes plásticas, cinema, vídeo e dança, além de diversos gêneros teatrais. Para esse fim, o exame das peças foi fundamentado com estudos teóricos levados a cabo por Jean-Pierre Ryngaert, Patrice Pavis, André Lepecki, Winnie Wong e Piotr Woycicki, assim como entrevistas realizadas com os membros da Cia. dos Atores no ano de 2016.
Referencias
DIAZ, Enrique; OLINTO, Marcelo; CORDEIRO, Fábio. Na companhia dos atores. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2006.
FERÁL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v. 8, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/PF9uLb>. Acesso em: 21 fev. 2017.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada, 2011.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
KINDER, Marsha. All About the Brothers: Retroseriality in Almodóvar’s Cinema. In: EPPS, Brad; KAKOUDAKI, Despina (Ed.). All About
Almodóvar: a Passion for Cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009. p. 267-294. Disponível em: <https://goo.gl/M3tPPm>. Acesso em: 21 fev. 2017.
LEPECKI, André. Introduction: Dance as a Practice of Contemporaneity. In: LEPECKI, André (Ed.). Dance. London; Cambridge: Whitechapel Gallery; MIT Press, 2012. p. 14-23.
PAVIS, Patrice. Theatre of the Real. In: PAVIS, Patrice. The Routledge Dictionary of Performance and Contemporary Theatre. New York: Routledge, 2016. Kindle Edition.
PICON-VALLIN, Béatrice. Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico. Entrevista concedida a Beatriz Veloso e Cícero Alberto de Andrade Oliveira. Sala Preta, São Paulo, v. 11, 2011. Disponível em: <https://goo.gl/5Xzfqz>. Acesso em: 21 fev. 2017.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WONG, Winnie. Appropriation. In: CHENG, Meiling; CODY, Gabrielle (Ed.). Reading Contemporary Performance. London; New York:
Routledge, 2016. p. 57-59.
WOYCICKI, Piotr. Post-cinematic Theatre and Performance. New York: Palgrave Macmillan, 2014.
Entrevistas
AUGUSTO, César. Entrevista concedida a Carolina Montebelo Barcelos. Rio de Janeiro, jul. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/cGyiAR>. Acesso em: 10 jul. 2017.
OLINTO, Marcelo. Entrevista concedida a Carolina Montebelo Barcelos. Rio de Janeiro, jul. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/cGyiAR>. Acesso em: 10 jul. 2017.
RIBEIRO, Susana. Entrevista concedida a Carolina Montebelo Barcelos. Rio de Janeiro, jul. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/cGyiAR>. Acesso em: 10 jul. 2017.
Peças de teatro
COMO ESTOU HOJE. Criação: Cia. dos Atores. Direção: João Saldanha. Rio de Janeiro, nov. 2013.
CONSELHO DE CLASSE. Criação: Cia. dos Atores. Direção: Bel Garcia e Susana Ribeiro. Rio de Janeiro, nov. 2013.
LABORATORIAL. Criação: Cia. dos Atores. Direção: César Augusto e Simon Will. Rio de Janeiro, nov. 2013.