Apropriações

a Cia. dos Atores na cena carioca contemporânea

Autori

  • Carolina Montebelo Barcelos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.26.1.103-124

Parole chiave:

Cia. dos Atores, teatros do real, apropriação.

Abstract

Por meio do estudo crítico das peças Conselho de classeLaborAtorial e Como estou hoje, que compunham o projeto Ethos Carioca, da Cia. dos Atores, estreado em 2013, procurou-se discutir como seus membros e artistas convidados se valem de uma gama de referências artísticas e de experiências pessoais na concepção de suas peças. A partir de um breve exame sobre o conceito de “apropriação”, propôs-se o entendimento do trabalho criativo da Cia. dos Atores e de sua experimentação com elementos do real através de um processo de hibridização com as artes plásticas, cinema, vídeo e dança, além de diversos gêneros teatrais. Para esse fim, o exame das peças foi fundamentado com estudos teóricos levados a cabo por Jean-Pierre Ryngaert, Patrice Pavis, André Lepecki, Winnie Wong e Piotr Woycicki, assim como entrevistas realizadas com os membros da Cia. dos Atores no ano de 2016.

Biografia autore

  • Carolina Montebelo Barcelos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Graduação em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) em 2004. Pós-graduação lato sensu em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo na CCE/PUC – Rio entre 2007 e 2008. Mestre em Letras (Estudos de Literatura Brasileira), pela PUC –Rio, em 2012 e Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, pela PUC-Rio, em 2016. Entre agosto de 2015 e fevereiro de 2016 realizou estágio de Doutorado no departamento de Theatre Arts and Performance Studies da Brown University com Bolsa Sanduíche da CAPES. Atua como professora e pesquisadora de teatro.

Riferimenti bibliografici

DIAZ, Enrique; OLINTO, Marcelo; CORDEIRO, Fábio. Na companhia dos atores. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2006.

FERÁL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v. 8, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/PF9uLb>. Acesso em: 21 fev. 2017.

FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada, 2011.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

KINDER, Marsha. All About the Brothers: Retroseriality in Almodóvar’s Cinema. In: EPPS, Brad; KAKOUDAKI, Despina (Ed.). All About

Almodóvar: a Passion for Cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009. p. 267-294. Disponível em: <https://goo.gl/M3tPPm>. Acesso em: 21 fev. 2017.

LEPECKI, André. Introduction: Dance as a Practice of Contemporaneity. In: LEPECKI, André (Ed.). Dance. London; Cambridge: Whitechapel Gallery; MIT Press, 2012. p. 14-23.

PAVIS, Patrice. Theatre of the Real. In: PAVIS, Patrice. The Routledge Dictionary of Performance and Contemporary Theatre. New York: Routledge, 2016. Kindle Edition.

PICON-VALLIN, Béatrice. Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico. Entrevista concedida a Beatriz Veloso e Cícero Alberto de Andrade Oliveira. Sala Preta, São Paulo, v. 11, 2011. Disponível em: <https://goo.gl/5Xzfqz>. Acesso em: 21 fev. 2017.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WONG, Winnie. Appropriation. In: CHENG, Meiling; CODY, Gabrielle (Ed.). Reading Contemporary Performance. London; New York:

Routledge, 2016. p. 57-59.

WOYCICKI, Piotr. Post-cinematic Theatre and Performance. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

Entrevistas

AUGUSTO, César. Entrevista concedida a Carolina Montebelo Barcelos. Rio de Janeiro, jul. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/cGyiAR>. Acesso em: 10 jul. 2017.

OLINTO, Marcelo. Entrevista concedida a Carolina Montebelo Barcelos. Rio de Janeiro, jul. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/cGyiAR>. Acesso em: 10 jul. 2017.

RIBEIRO, Susana. Entrevista concedida a Carolina Montebelo Barcelos. Rio de Janeiro, jul. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/cGyiAR>. Acesso em: 10 jul. 2017.

Peças de teatro

COMO ESTOU HOJE. Criação: Cia. dos Atores. Direção: João Saldanha. Rio de Janeiro, nov. 2013.

CONSELHO DE CLASSE. Criação: Cia. dos Atores. Direção: Bel Garcia e Susana Ribeiro. Rio de Janeiro, nov. 2013.

LABORATORIAL. Criação: Cia. dos Atores. Direção: César Augusto e Simon Will. Rio de Janeiro, nov. 2013.

Pubblicato

2017-08-17

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Teatro Brasileiro – Do Moderno ao Contemporâneo