A falta que faz um rabo – ou a origem protética do humano

Autores/as

  • Josué Borges de Araújo Godinho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.28.2.97-122

Palabras clave:

violência, alimento, devoração, ex-apropriação

Resumen

Resumo: Este texto parte de uma tentativa de aproximação de duas escrituras. De um lado, a de uma literatura pensante, nas palavras de Evando Nascimento, que é o Grande sertão: veredas; de outro, a escritura derridiana que, no pensamento da desconstrução, aponta possibilidades heterodoxas de interpretação da tradição. O escopo está na análise da cena de devoração de um macaco que era homem, no que se traça um paradoxo na escritura rosiana. Em paralelo a análises feitas por Derrida de cenas de devoração (simbólica ou não) de carne e de carne humana, as quais fazem parte de uma tradição “falogocêntrica” do Ocidente e traçam um imperativo da estrutura de dominação social, analisa-se a cena rosiana como inscrição problematizadora da tradição que associa determinados atos de comer à constituição essencialmente definidora do que é o ser humano dominante. Derrida afirma, em “Il fault bien manger”, que a estrutura social humana pressupõe e exige a ingestão “não criminosa” do cadáver, mesmo do cadáver humano. A cena rosiana, entretanto, insere-se como uma punção aterradora na estrutura social do sujeito humano, pois, ao passo que encerra o gesto estruturador das configurações de virilidade e humanidade, encerra também o gesto destruidor dos próprios do homem.

Palavras-chave: violência; alimento; devoração; ex-apropriação.

 

Biografía del autor/a

  • Josué Borges de Araújo Godinho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

    Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com aulas de redação no ensino médio e literatura brasileira na graduação em Letras.

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Publicado

2019-06-24

Número

Sección

Dossiê: Gosto, memória e escrita