Encontros e desencontros em “O menino”, de Lygia Fagundes Telles, e “Oval com pontas”, de Adriana Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.29.1.237-254Palabras clave:
conto brasileiro, encontros, desencontros, Lygia Fagundes Telles, Adriana LisboaResumen
Resumo: O conto “O menino”, de Lygia Fagundes Telles, publicado inicialmente em O cacto vermelho, de 1949, narra a história de um menino que enfrenta um processo de amadurecimento durante um passeio que realiza com a mãe ao cinema. O conto “Oval com pontas”, de Adriana Lisboa, publicado originalmente em Contos que contam, de 2005, aproxima-se do conto de Telles ao também narrar o passeio de uma mãe com um filho, ambos inominados. Apesar da semelhança no enredo das narrativas, a prosa das duas escritoras apresenta divergências sobre a configuração das relações familiares e sobre o papel social da arte. Como considera José Paulo Paes (1998), a obra de Telles é marcada pelo desencontro nas mais diversas relações afetivas apresentadas nas tramas, o que, segundo o crítico, assinala certa desilusão dos escritores que viveram os traumas da Segunda Guerra Mundial. Em contrapartida, a obra de Lisboa frequentemente aposta na superação dos traumas das personagens retratadas, além de se contrapor ao esvaziamento do papel da arte na contemporaneidade. Tendo em vista esses apontamentos, este artigo tem como objetivo analisar o papel da arte e das relações humanas nos referidos contos. Para fundamentar criticamente a discussão, elegemos as contribuições de Coelho (1971), Lopes (2007), Paes (1998), entre outros.
Palavras-chave: conto brasileiro; encontros; desencontros; Lygia Fagundes Telles; Adriana Lisboa.
Referencias
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Tradução de Vera Costa da Silva et al. 28. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.
COELHO, N. N. O mundo de ficção de Lygia Fagundes Telles. In: ______. Seleta – Lygia Fagundes Telles. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971. p. 144-149.
EVREMIDIS, A. P. Harmonia e balanço – artista completo. Jornal Rio Arte Cultura, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.rioartecultura.com/henrymoore.htm. Acesso em: 20 fev. 2018.
LINHARES, T. 22 diálogos sobre o conto brasileiro atual. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.
LISBOA, A. Oval com pontas. In: ______. O sucesso. Rio de Janeiro: Alfagura, 2016. p. 61-68.
LOPES, D. A delicadeza: estética, experiência e paisagens. Brasília: UnB, 2007.
PAES, J. P. Ao encontro dos desencontros. Cadernos de Literatura Brasileira, Rio de Janeiro, n. 5, p. 70-83, 1998.
SCHØLLHAMMER, K. E. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SILVA, V. M. T. Dispersos e inéditos. Estudos sobre Lygia Fagundes Telles. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.
TELLES, L. F. O menino. In: ______. Antes do baile verde. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 167-176.
VIDAL, P. De baratas, moluscos, peixes. Sobre Azul-corvo, de Adriana Lisboa. In: CHIARELLI, S.; DEALTRY, G.; VIDAL, P. (org.). O futuro pelo retrovisor. Inquietudes da literatura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2013. p. 300-315.
VIERNE, S. Rite, roman, initiation. Saint-Martin-d’Hères: PUG, 2000.