A interação entre a poesia de Arnaldo Antunes e a arte infantil de Rosa Moreau Antunes no livro As Coisas
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.31.4.245-273Palabras clave:
Arnaldo Antunes, Rosa Moreau Antunes, poesia brasileira contemporânea, arte infantil, estudos interartesResumen
O presente artigo analisa o diálogo interartes entre a poesia e arte infantil no livro As Coisas (1992), criado pelo poeta paulistano Arnaldo Antunes e por sua filha Rosa Moreau Antunes, quando esta era ainda criança. Por meio da análise de alguns poemas e desenhos que integram essa obra, objetiva-se destacar que a interação entre as linguagens da palavra e da imagem constituem a força criativa da obra, formando um objeto literário e artístico singular. Nele, a leitura dos poemas e a observação das ilustrações tornam-se uma atividade agradável, divertida e educativa do ponto de vida reflexivo, por falar de assuntos cotidianos com uma sensibilidade filosófica, de uma forma aparentemente espontânea e acessível a pessoas de todas as idades. Tratar-se-á, para tanto, da questão da poesia voltada ao público infantil e jovem, e de como essa criação conjunta de Antunes e Rosa pode abarcar uma ampla faixa-etária de leitoras e leitores. A fundamentação teórico-crítica utilizada neste estudo encontra-se em especialistas da poesia e da arte infanto-juvenil, como Maria da Glória Bordini, José Paulo Paes, Edith Derdyk, Viktor Lowenfeld, entre outros, bem como em estudos acadêmicos acerca do referido livro de Arnaldo e Rosa Antunes, especialmente as dissertações de mestrado de Fabiana Carmen Carneiro (UFSC, 2011) e Jorge Normando dos Santos Filgueira (UFRN, 2010).
Referencias
ARAÚJO, R. C. Para além das palavras: a ilustração e o livro infantil contemporâneo. Revista Mosaicum, ano 5, n. 10, jul-dez. 2009. p. 10-20.
ANTUNES, A. As Coisas. Ilustrações: Rosa Moreau Antunes. São Paulo: Iluminuras, 1992.
ARNALDO arranja um novo parceiro: o cantor escreve e o fã desenha, num trabalho radical. Folha de São Paulo, São Paulo, 6. mar. 1988, Caderno Folhinha, p. B-8.
BANDEIRA, M. Berimbau e Outros Poemas. 2. ed. Seleção: Elias José. Ilustrações: Marie Louise Nery. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
BORDINI, M. da G. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986.
BOSI, A. O Ser e o Tempo da Poesia. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
CARNEIRO, F. C. Há Muitas e Muito Poucas Palavras: a poética de Arnaldo Antunes em As Coisas. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.
CAMARGO, L. H. Poesia Infantil e Ilustração: estudo sobre Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles. 1998. 214 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1998.
DERDYK, E. Formas de Pensar o Desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994.
DERDYK, E. O Desenho da Figura Humana. São Paulo: Scipione, 1990.
FILGUEIRA, J. N. dos S. O Poema e a Canção em As Coisas, de Arnaldo Antunes: imagens da primeiridade. 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2010.
LOWENFELD, V. A Criança e Sua Arte. 2. ed. Introdução e supervisão da edição brasileira: João Carvalhal Ribas. Tradução: Miguel Maillet. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
MEIRELES, C. Ou Isto ou Aquilo. 5. ed. Organização: Walmir Ayala. Ilustrações: Beatriz Berman. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
MORAES, V. de. A Arca de Noé. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.
PAES, J. P. É Isso Ali: poemas adulto-infanto-juvenis. 5. ed. Ilustrações: Carlos Brito. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.
PAES, J. P. Poesia para Crianças: um depoimento. São Paulo: Giordano, 1996.
TAKAKURA, S. M. Criação e Criatividade em Gêneros Híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes. 2019. 269 f. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2019.