Quando as máquinas param

o teatro de Plínio Marcos no telecinema português

Autores/as

  • Helciclever Barros da Silva Sales Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wagner Corsino Enedino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.160-185

Palabras clave:

Quando as máquinas param, Plínio Marcos, Cinema Português

Resumen

O objetivo desse ensaio é discutir e analisar o filme português Quando as máquinas param (1984-1985) dos cineastas Pedro Belo e Luís Filipe Costa baseado na peça homônima de Plínio Marcos (1963-1967). Essa obra fílmica foi produzida para o canal de TV RTP 1 e exibido em 1985. O elenco contou com Júlio César (Zé), Adelaide Ferreira (Nina), Luísa Salgueiro (D. Marlana), Pedro Efe (Milongas), José Wallenstein (Angarlador), Canto e Castro (pai de Tonico), Amadeu Coronho (Manel), Argumento e diálogos por Pedro Belo e Luís Filipe Costa. Ao que tudo indica, é a única transposição cinematográfica desta peça de Plínio Marcos, assim como o primeiro e único filme estrangeiro baseado no teatro pliniano, hipótese que será objeto de maiores reflexões. Importante frisar que a RTP 1 era o único canal de TV à época da redemocratização portuguesa. Isso é particularmente curioso visto que esse canal vinha se reconfigurando ao nascente cenário democrático após a longa ditadura lusa (o canal iniciou suas transmissões em 1956-1957, ainda sob o jugo ditatorial), de forma que produzir um filme a partir de peça pliniana, justo no ano de 1985, ano do início da abertura política brasileira, não deixa de ser algo digno de menção e análise. A escolha dos realizadores portugueses acerca da peça Quando as Máquinas Param e sua temática central, o desemprego, para transposição em filme, em associação ao momento vivido, tanto por Portugal, quanto o Brasil, naquele instante histórico.

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Publicado

2024-04-23

Número

Sección

Dossiê: O Teatro e o Brasil