A pátria no palco

mobilização política e construção de uma identidade nacional nos clubes recreativos italianos em São Paulo (1870-1920)

Autores/as

  • Alessandra Vannucci Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.28.3.41-64

Palabras clave:

teatro italiano no Brasil, amadorismo teatral, emigração

Resumen

Resumo: O ensaio analisa a atividade dos clubes recreativos italianos em São Paulo, a partir do final do século XIX, quando a cidade se transforma de vila colonial em metrópole industrial e sofre o impacto das grandes migrações. A fuga dos trabalhadores das plantações para a cidade, onde conseguem articular formas de resistência à exploração através do associacionismo voluntário (jornais, sindicatos e teatro) alimenta um clima de discriminação, culminando em perseguição racial. A emancipação política é conquistada através da arte, principalmente nos palcos. Nas peças deste repertório, os valores patrióticos e nacionalistas do Risorgimento, que haviam alimentado uma primeira fase da literatura emigrante, são paulatinamente substituídos pela utopia internacionalista da sociedade “sem pátria e sem patrões”.

Palavras-chave: teatro italiano no Brasil; amadorismo teatral; emigração.

 

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Biografía del autor/a

Alessandra Vannucci, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Diretora e dramaturga italiana, doutora em Letras pela PUC-Rio, é professora na Escola de Direção Teatral e da Pós-Graduação em Artes da Cena da ECO-UFRJ, onde coordena o LEP (Laboratório de Estética e Politica). Publicou ensaios e livros focando ideias e artistas viajantes, entre os quais Uma amizade revelada (Rio de Janeiro 2004); Crítica da razão teatral (São Paulo 2005); Un baritono ai tropici (Reggio Emilia 2008); Teatro no Brasil (São Paulo 2011) e A missão italiana (São Paulo, 2014).

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Publicado

2019-09-03

Número

Sección

Dossiê: Re-imaginando Itália(s) na Literatura Brasileira: Culturas em Diálogo