Linguagem em deslocamento

a palavra-imagem na poesia de Marília Garcia

Autores/as

  • Leandro Marinho Lares Universidade Federal de Lavras
  • Andréa Portolomeos Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.1.84-107

Palabras clave:

literatura comparada, poesia brasileira contemporânea, poesia e cinema, poesia e imagem, Marília Garcia

Resumen

Inserido no campo da Literatura Comparada, este artigo tem o objetivo de estudar as interações entre linguagem poética e linguagem cinematográfica na poesia de Marília Garcia. A partir das considerações de Rosa Maria Martelo (2007, 2012), dissertamos sobre o caráter ontológico do diálogo entre poesia e cinema em “estereofonia”, poema do livro Câmera Lenta (2017). Na sequência, apresentamos algumas afinidades entre o referido poema e o cinema de poesia, gênero cinematográfico descrito por Pier Paolo Pasolini (1982). Para finalizar, recorremos ao conceito de exotopia, proposto por Mikhail Bakhtin (2010), para pensar sobre a palavra-imagem de Marília Garcia em duas interfaces. Na primeira, enfatizamos os deslocamentos interartísticos. Na segunda, os deslocamentos do sujeito-leitor no ato da leitura. Assim, o diálogo das artes recebe contornos sociais no polo da recepção, haja vista que, conforme Wolfgang Iser (1999, 2002), a imagem literária pode promover um “despertar” e se converter em vivência para o sujeito-leitor.

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Publicado

2024-04-23