Portugueses em O cortiço e Emigrantes

migração como degeneração ou miragem

Auteurs

  • Mario Luis Grangeia Institut de Hautes Études Internationales et du Développement
  • Daniel Moutinho Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.17851/2358-9787.29.3.188-206

Mots-clés :

migração portuguesa no Brasil, Aluísio Azevedo, romance naturalista, Ferreira de Castro, Realismo, literatura comparada

Résumé

Este artigo apresenta uma análise comparada dos romances O cortiço (1890), do brasileiro Aluísio Azevedo, e Emigrantes (1928), do português Ferreira de Castro. O objetivo é identificar como portugueses que emigraram para o Brasil foram representados em personagens dessas obras. Constatou-se que a migração em O cortiço aparece como degeneração provocada pelo meio social e natural hostil do Brasil, conforme preceitos da estética naturalista. Sob efeito do sol, da pobreza e da paisagem humana brasileira, os portugueses ou enriquecem pelo roubo e pela exploração da mão de obra, inclusive escrava, ou se submetem a uma vida de vícios. Por outro lado, esse fluxo migratório aparece como miragem em Emigrantes, pois a possibilidade de enriquecimento na América se desvanece no confronto com a experiência concreta dos personagens. No estudo, são mobilizadas contribuições dos críticos Antonio Cândido, Eduardo Lourenço e Miguel Torga, além de estatísticas que contextualizam a imigração portuguesa no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mario Luis Grangeia, Institut de Hautes Études Internationales et du Développement

Pesquisador associado do Albert Hirschman Centre on Democracy (AHCD, Graduate Institute of Geneva) com projetos já realizados no Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED/UFRJ), Fundação Biblioteca Nacional, Centro Nacional da Cultura (Portugal) e Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), da qual é colaborador. Tem doutorado e mestrado em Sociologia (UFRJ), especialização em Sociologia Política e Cultura (PUC-Rio) e bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo (UFRJ). Analista no Ministério Público Federal, foi professor voluntário do Curso InVest e repórter de Exame e O Globo. Autor do livro "Brasil: Cazuza, Renato Russo e a transição democrática" (Civilização Brasileira, 2016) e de outros trabalhos que articulam cidadania e cultura.

Daniel Moutinho Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura na UFRJ (2019 e 2015); área de concentração: Literatura Comparada. Especialista em Estudos Literários - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estácio de Sá (2007). Atualmente é Professor EBTT do Departamento de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Produção Textual. Área de interesse em pesquisa: relações entre literatura e sociedade, entre ficção e realidades.

Références

AZEVEDO, A. O cortiço. Porto Alegre: L&PM, 2019 [1890].

BIBLIOTECA Nacional de Portugal. Catálogo da BNP. Lisboa, 2019. Disponível em http://catalogo.bnportugal.gov.pt/. Acesso em: 7 jan. 2020.

BRASIL, J. Ferreira de Castro. Lisboa: Arcádia, 1961.

CÂNDIDO, A. De Cortiço a Cortiço. In: ______. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993. p. 123-152.

CASTRO, F. de. Emigrantes. 30. ed. Lisboa: Cavalo de Ferro, 2017a [1928].

CASTRO, F. de. Pequena história de Emigrantes [1966]. In: ______. Emigrantes. Lisboa: Cavalo de Ferro, 2017b. p. 237-253.

CLEPUL. Cátedra Infante Dom Henrique. Portugueses de Papel, Lisboa, 2016. Disponível em http://www.portuguesesdepapel.net/ Acesso em: 7 jan. 2020.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2001.

LOBO, E. M. L. Imigração portuguesa no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2001.

LOURENÇO, E. A nau de Ícaro ou o fim da emigração. In: ______. A nau de Ícaro e Imagem e miragem da Lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 [1999]. p. 44-54.

TORGA, Miguel. Traço de União: temas portugueses e brasileiros. Lisboa: Glaciar, 2016.

VILLAS BÔAS, M. X.; PADILLA, B. Rumo ao Sul: emigrantes portugueses no Sul do Brasil. População e Sociedade, Porto, n. 14/15, parte II, p. 115-129, 2007.

Téléchargements

Publiée

2024-04-23

Numéro

Rubrique

Dossiê: Relações Brasil/Portugal