A divina pornochanchada

uma leitura de A Comédia de Alissia Bloom, de Manoel Herzog

Auteurs

  • Emmanuel Santiago Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.39-59

Mots-clés :

poesia brasileira contemporânea, literatura e cinema, Manoel Herzog, pornochanchada, paródia

Résumé

Em A comédia de Alissia Bloom, Manoel Herzog realiza uma paródia da Divina Comédia de Dante Alighieri, tendo como base as convenções da pornochanchada, gênero cinematográfico nacional de natureza popularesca. Dessa maneira, o autor consegue dar forma a um conteúdo social específico, relacionado ao estilo de vida e às condições materiais de existência de uma classe média emergente, a chamada “classe C”, atualizando mais uma vez o arquétipo do “malandro”, de longa tradição na literatura brasileira e em nossa cultura popular. Pretende-se, assim, investigar as implicações formais e críticas do atrito entre forma de prestígio cultural, produto audiovisual de massa e matéria social contemporânea.

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Publiée

2024-04-23

Numéro

Rubrique

Dossiê: Literatura e Cinema