O sujeito lírico errante no poema “A liberdade de seguir por esta via”, de Eucanaã Ferraz

Auteurs

  • Daniel Rodrigues da Luz Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Fabiane Renata Borsato Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI :

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.205-223

Mots-clés :

Anatol Rosenfeld, Eucanaã Ferraz, Hamlet, poesia brasileira contemporânea, sujeito lírico

Résumé

Eucanaã Ferraz é um poeta cuja obra perpassa por caminhos temáticos diversos no cenário da literatura brasileira contemporânea. A obra Escuta, lançada em 2015, apresenta fortes traços de seu repertório artístico. A partir do mapeamento das referências intertextuais da obra, o artigo analisa o poema intitulado “A liberdade de seguir por esta via”, para mostrar como a peça Hamlet de William Shakespeare é retomada pelo autor; verifica como os traços do gênero dramático aparecem no poema, e a relação do poema com a proposta estética da obra, tudo isso na perspectiva de um sujeito lírico em deslocamento que expressa reflexões sobre a paisagem que acompanha durante uma viagem. O trabalho apoia-se nos estudos de Anatol Rosenfeld sobre a teoria dos gêneros, bem como textos sobre a estética teatral e a crítica sobre a obra do autor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. p. 55-73.

BOSI, Viviana. Poesia brasileira contemporânea: um panorama. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 22, n. 41, p. 46-57, set./dez. 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2022.

FERRAZ, Eucanaã. Escuta. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

HELIODORA, Bárbara. Introdução à 1ª edição de Hamlet. In: SHAKESPEARE, William. Grandes obras de Shakespeare: volumes 1, 2 e 3. Organização Liana Camargo Leão. Tradução Barbara Heliodora. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018a. p. 173-184. (Volume I Tragédias)

HELIODORA, Bárbara. Introdução à 2ª edição de Hamlet. In: SHAKESPEARE, William. Grandes obras de Shakespeare: volumes 1, 2 e 3. Organização Liana Camargo Leão. Tradução Barbara Heliodora. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018b. p. 185-189. (Volume I Tragédias)

PALLOTTINI, Renata. O personagem no teatro, o que é? In: PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Editora Ática, 1989. p 9-15.

PAZ, Octavio. A imagem. In: PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 119-138.

PRADO, Décio de Almeida A Personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Salles. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 81-102.

ROSENFELD, Anatol. Parte I – A teoria dos gêneros. In: ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985. p. 13-36.

ROSENFELD, Anatol. Shakespeare e o pensamento renascentista. In: ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto: ensaios. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 123-145.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. In: Grandes obras de Shakespeare: volumes 1, 2 e 3. Organização Liana Camargo Leão. Tradução Barbara Heliodora. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018. p. 148-332. (Volume I Tragédias)

UBERSFELD, Anne. Texto-Representação. In: UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 1-27.

Téléchargements

Publiée

2024-04-23