O corpo ambivalente do poema

forma e experiência em Ana Cristina Cesar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.3.143-153

Palavras-chave:

Ana Cristina Cesar, construtivismo, espontaneidade, ditadura militar, redemocratização

Resumo

O ensaio procura esboçar, através da análise cerrada do terceiro poema de Cenas de abril (“olho muito tempo o corpo de um poema...”), uma hipótese de leitura geral para a obra de Ana Cristina Cesar, articulando-a, por um lado, ao panorama artístico e literário do Brasil no contexto da ditadura militar e, por outro, à situação histórica de redemocratização pactuada para a qual ela formula uma agônica solução poética; solução esta que, ao tensionar conceitos rivais de poesia, tenta, a meu ver, subsumir a oposição entre construtivismo e espontaneidade, arte e vida, linguagem e corpo, tornando a forma, pela estrutura dinâmica do poema, o lugar da experiência.

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Publicado

2025-10-14

Edição

Seção

Dossiê: Territórios indivisíveis: Corpo, escrita e política no Brasil e na América hispânica