Literatura, autoritarismo e direitos humanos na literatura argentina atual, o caso de Ganarse la muerte, de Griselda Gambaro
Uma leitura encarnada
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.3.193-206Palabras clave:
ditadura, violência, corpo femenino, silêncio, censuraResumen
Ganarse la muerte foi escrito entre 1974 e 1975, para ser publicado em 1976 pelas Ediciones de la Flor: o mesmo ano em que ocorreu o golpe de Estado na Argentina. O tenente-coronel Jorge Méndez, da Secretaria de Inteligência do Estado, escreveu um relatório detalhado sobre o romance, que foi proibido em abril de 1977 por decreto da Junta Militar. Este artigo pretende analisar como Griselda Gambaro torna visível a violência política, social e epistemológica exercida pelo discurso e pelos procedimentos de censura durante a ditadura, encarnando-a na mulher/pátria. Do mesmo modo, tal ficção impulsiona, como defende Nelly Richard (2008, p. 8, tradução nossa), a propósito das epistemologias feministas, “novas formas de subjetividade política capazes de intervir nas múltiplas lutas de poder que ocorrem entre corpos, práticas e instituições”. Além de questionar a possibilidade de uma forma geral de conhecimento, atacando a sua suposta neutralidade (Alcoff; Potter, 1993), sem operar qualquer distorção dos objetos de pensamento por efeito da ignorância, de proposições falsas ou de argumentos inválidos (Haraway, 1995), como tantas vezes se tem defendido.
Referencias
ALCOFF, Linda; POTTER, Elizabeth. When Feminisms Inrersect Epistemology. In: ALCOFF, Linda.; POTTER, Elizabeth (Eds.). Feminist Epistemologies. New York: Routledge, 1993, p. 11-14.
DUBATTI, Jorge. Dramaturgia rioplatense en la dictadura: poéticas del escamoteo y pacto de recepción política. In: SPILLER, Roland. (Ed.). Culturas del Río de la Plata (1973-1995). Transgresión e intercambio. Frankfurt: Universität Erlangen-Nürnberg, 1995.
DUHALDE, Eduardo. El Estado terrorista argentino. Buenos Aires: Eudeba, 1999.
FREUD, Sigmund. Cartas a Wilheim Fliess. Buenos Aires: Amorrortu, 2008.
GAMBARO, Griselda. Ganarse la muerte, Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2016.
GAMBARO, Griselda. Griselda Gambaro: La difícil perfección. [Entrevista concedida a] Miguel Ángel Giella; Peter Roster; Leandro Urbina. In: GAMBARO, Griselda. Teatro: Nada que ver. Sucede lo que pasa. Ottawa: Girol Books, 1983, p. 21-37.
HARAWAY, Donna. Conocimientos situados: la cuestión científica en el feminismo y el privilegio de la perspectiva parcial. In: HARAWAY, Donna. Ciencia, ciborgs y mujeres. Madrid: Cátedra, 1995, p. 313-346.
INVERNIZZI, Hernán; GOCIOL, Judith. Un Golpe a los Libros. Represión de una cultura durante la última dictadura militar. 2a ed. Buenos Aires: EUDEBA, 2007.
JELIN, Elizabeth. Ante, de, en, y? Mujeres, derechos humanos. América Latina Hoy, v. 9, 1994. DOI: 10.14201/alh.2305. Disponível em: https://revistas.usal.es/cuatro/index.php/1130-2887/article/view/2305.
JELIN, Elizabeth. La lucha por el pasado. Cómo construimos la memoria social. Buenos Aires: Siglo XXI, 2017.
MORFAUX, Louis-Marie. Vocabulaire de la philosophie et des sciences humaines, Paris: Armand Colin, 1980.
PACIENCIA. In: Real Academia Española. Diccionario de la lengua española. 22a ed. Madrid, 2001.
QUIGNARD, Pascal. El sexo y el espanto. Barcelona: Minúscula, 2005.
REATI, Fernando. Nombrar lo innombrable. Violencia política y novela argentina, 1975-1985. Buenos Aires: Legasa, 1992.
RICHARD, Nelly. Feminismo, género y diferencia. Santiago de Chile: Palinodia, 2008.
SEMPRÚN, José. La escritura o la vida. Barcelona: Tusquets, 1997.
URDICIAN, Stéphanie. El gran teatro de un mundo inmundo. La poética de la ambigüedad de Griselda Gambaro entre tradición grotesca y vanguardia absurdista. In: MORALES ORTIZ, Gracia. (Coord.). Griselda Gambaro. El desafío de la lucidez. Sevilla: Editorial Univerdidad de Sevilla, 2021, p. 65-80.



