Da dessubjetivação ao sujeito poético contemporâneo
DOI :
https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.2.13-22Mots-clés :
Sujeito poético, dessubjetivação, sujeito contemporâneoRésumé
O presente texto se apresenta como um rápido comentário sobre a representação da voz do sujeito literário entre o Romantismo e o momento atual, chegando a mais interrogações que respostas efetivas. Se o Romantismo fez nascer o grande autor, sagrado por sua voz original e sua genialidade, a Modernidade foi aos poucos fazendo o texto propriamente dito, a palavra, ganhar a centralidade da obra, fazendo desaparecer o sujeito, a despeito do próprio autor, a despeito inclusive da clareza e objetividade a que o público leitor estava habituado. Traçando essa história de forma bastante resumida a partir do olhar de autores como Benjamin, Blanchot, Barthes, Foucault, Merquior e Rancière, o artigo pretende levantar afirmações e dúvidas desses autores e estabelecer certos questionamentos que nos ajudem a refletir sobre o lugar do sujeito hoje e a mudança de paradigma representada pelo sujeito poético.
Références
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte/São Paulo: Editora UFMG /Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BLANCHOT, Maurice. L’espace littéraire. Paris: Gallimard, 1955.
COLLOT, Michael. “Le sujet lyrique hors de soi.” In: RABATÉ, Dominique (org.). Figures du sujet lyrique. Paris: Presses Universitaires de France, 2005.
FOUCAULT, Michel. “Introduction” In: Dits et écrits. Paris: Quarto Gallimard, 2012a. ebook.
FOUCAULT, Michel. “Qu’est-ce qu’un auteur” In: Dits et écrits. Paris: Quarto Gallimard, 2012b. ebook.
KAUFMANN, Vincent. Le livre et ses adresses. Paris: Méridiens Klincksieck, 1986.
MALLARMÉ, Stéphane. Oeuvres complètes. Vol II. Paris: Gallimard, 2003.
MALLARMÉ, Stéphane. Um lance de dados. Trad. Álvaro Faleiros. Cotia/São Paulo: Ateliê Editorial, 2013.
MAULPOIX, Jean-Michel. Du lyrisme. Paris: José Corti, 2000.
MERQUIOR, José Guilherme. Formalismo e tradição moderna: o problema da arte na crise da cultura. São Paulo: É Realizações, 2016. ebook.
PERLOFF, Marjorie. The poetics of indeterminacy: Rimbaud to Cage. Princeton, Neu Jersey: Princeton University Press, 1981.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
SOUZA, Roberto Acízelo (org.). Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922). Trad. Roberto Acízelo de Souza et al. Chapecó: Argos, 2011.
WOOLF, Virginia. Collected essays. V. 1. Londres: Chatto and Windus, 1966.



