Duas páginas de Rubem Braga na Revista Manchete - A tradução do poema “On” de Jacques Prévert
DOI :
https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.4.%25pMots-clés :
crônica, poesia, tradução, Rubem Braga, Jacques PrévertRésumé
O presente artigo analisa a tradução do poema “On”, de Jacques Prévert, feita por Rubem Braga. Trata-se de um texto significativo, pois o cronista retoma essa tradução, em diferentes contextos, pelo menos sete vezes entre os anos de 1953 e 1979. Além disso, ao longo das recorrências, reconhece-se um processo de assimilação, no qual Braga mistura os versos prevertianos aos seus próprios textos para compor algumas crônicas. Tal gesto, talvez, tenha sido decisivo para o fato de o poema ter sido traduzido em prosa para o português. Essas relações, então, serão estudadas da seguinte forma: num primeiro movimento, demonstraremos como os versos de Prévert inauguram um espaço de diálogo profundo com a obra de Braga, ressoando elementos significativos da poética do cronista. Em seguida, buscaremos compreender o lugar dessa tradução no contexto brasileiro, vislumbrando nas “Duas páginas de Rubem Braga” da Revista Manchete (primeira aparição) uma metonímia do instante sociocultural e artístico daquela época. Nossa hipótese é que a tradução e a assimilação do poema de Jacques Prévert filtram, de certa forma, o olhar de Rubem Braga para as questões do Brasil naquele momento.
Références
BRAGA, Rubem. A Criada. Revista Manchete, Rio de Janeiro, 01 ago. 1953.
BRAGA, Rubem. Humilhação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 9 jul. 1957.
BRAGA, Rubem. O cajueiro, Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 28 set. 1954.
BRAGA, Rubem. Retratos parisienses. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.
BRAGA, Rubem. Tristezas. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 20 ago. 1949.
CANDIDO, Candido. “A vida ao rés-do-chão”. In: CANDIDO, Candido. Para gostar de ler: crônicas. São Paulo: Ática, 2003. p. 89-99. V. 5.
DOMBROWSKI, Osmir. “Ordem Privada e Reforma Agrária em Nestor Duarte”. Revista Lua Nova, n. 49, ano 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64452000000100012.
DUARTE, Nestor. Reforma Agrária. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1953.
MASSI, Augusto. Os Sábias da Crônica. São Paulo: Autêntica, 2021.
MELLO, Antonio da Silva. Nordeste Brasileiro: estudos e impressões de viagem. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1953.
MILLIET, Sergio. Diário crítico de Sergio Milliet II. 2ª ed. São Paulo: Martins Edusp, 1981.
PEREIRA, Lúcia Miguel. Cinqüenta anos de literatura. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, Serviço de Documentação, 1952.
PRÉVERT, Jacques. Oeuvres complètes. v. I. Paris: Gallimard, 1992.
RODRÍGUEZ, Samanta. “El género crónica en Brasil: literatura, historia e identidad cultural”. In: BUGNONE, Ana (coord.). Cultura, sociedad y política: Nuevas miradas sobre Brasil, EDULP, 2019. 7-43.
SOARES, Marcus Vinicius Nogueira. A crônica brasileira do século XIX: uma breve história. Rio de Janeiro: É Realizações, 2014.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 1999.



